Usuários do X Blue, antigo Twitter Blue, ganharam uma nova funcionalidade que é exclusiva dos assinantes do serviço: agora é possível baixar vídeos postados na plataforma sem precisar recorrer a ferramentas externas.

A novidade não vale para todos os vídeos, no entanto: quem postar o vídeo original pode escolher se permite ou não que outros usuários façam o download. É uma medida que visa combater pirataria e dar poder aos criadores, impedindo que vídeos protegidos por direitos autorais sejam baixados e compartilhados na web sem autorização.

O recurso foi anunciado por Elon Musk, que esclareceu um pouco do seu funcionamento. Inicialmente, apenas usuários da versão web do X podem fazer download. Para isso, os assinantes do X Blue precisam apenas ir até o vídeo desejado, clicar no botão com três pontos para abrir um menu e selecionar a opção para fazer o download.

Musk ainda afirmou que, em breve, usuários das versões móveis do X também poderão fazer download de vídeos facilmente – será necessário apenas pressionar o dedo por alguns segundos no vídeo desejado para isso.

X Blue: Elon Musk adiciona recursos para atrair assinantes

Desde que assumiu o antigo Twitter no fim de 2022, Elon Musk deixou claro que planeja atrair assinantes para o serviço anteriormente conhecido como Twitter Blue para garantir receitas para a empresa.

Twitter verificado
Imagem: pnm-stock / Shutterstock

Para isso, a plataforma vem adicionando recursos que são exclusivos para os assinantes. Só quem paga pelo X Blue pode, por exemplo, enviar mensagens com até 25 mil caracteres, ou então editar um tuíte que tenha sido enviado com algum erro.

Os assinantes, que são destacados na rede social com o selo azul de verificação, também podem escolher por esconder o selo – e, assim, tentar se passar por um usuário comum do X.

Enquanto alguns desses recursos só podem ser usados por assinantes, o download de vídeos pode ser feito por fora da plataforma. Diversas ferramentas externas permitem fazer download de vídeos — mesmo que o postador original não autorize publicamente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!