A BYD (Build Your Dreams) é uma gigante dos carros elétricos que chegou com tudo no Brasil. Além das quatro rodas, a empresa chinesa também aposta suas fichas em outro segmento: motocicletas.

A novidade da vez é a scooter elétrica X1, criada em parceria com a startup Scorpio Electric. Como costume, o modelo é compacto, simples e faz parte de um nicho que está ganhando terreno rapidamente, especialmente na Ásia e Europa.

Como é a scooter elétrica X1

A moto surgiu de um conceito criado em 2021 pela empresa de Cingapura. Agora, em 2023, os primeiros protótipos do modelo saíram do papel graças à parceria com a BYD Electronics, uma das subsidiárias da montadora.

Imagem: Divulgação

Como comparativo, o modelo terá potência semelhante a de motos a gasolina de até150 cc. Com a diferença do torque elétrico instantâneo a seu favor.

Preço

O preço final da X1 ainda não foi anunciado oficialmente. Segundo as últimas especulações, é esperado algo na casa dos US$ 9.800, quase R$ 47.600 na cotação atual. 

Lançamento

A Scorpio X1 será apresentada oficialmente em novembro no EICMA 2023, o Salão de Motos de Milão, na Itália. A versão final da scooter deve chegar ao mercado apenas no segundo semestre de 2024.

Imagem: Divulgação

Por ora, a BYD procura parceiros para viabilizar o lançamento da “motinha” elétrica no mercado europeu. Ainda não há nenhum indício se o veículo também virá oficialmente para o Brasil.

O primeiro teaser oficial da scooter foi divulgado em 2021.