Um dos carros da Chevrolet que fez muito sucesso no Brasil foi o Monza. O modelo baseado no “primo” alemão Opel Ascona chegou por aqui em 1982 e marcou época.

Apenas dois anos depois, o sedan médio foi o carro mais vendidos do país — feito que repetiu em 1985 e 1986. Um fato curioso é que o Monza nunca foi um modelo de entrada e mesmo assim se saiu muito bem no mercado nacional.

Como era o Monza

Em 1986, foi lançado o Monza Classic. A versão de luxo do carro chegou em abril com mais equipamentos e interior sofisticado.

O modelo 1986 também foi o primeiro com motor 2.0 a gasolina de 99 cavalos.

Monza Classic 1986
Monza Classic 1986. Imagem: Divulgação/GM

Preço

O Monza 1986 2.0 era vendido originalmente por Cz$ 118.670.

Preço hoje

Em 2023, o Monza 1986 corrigido custaria mais de R$ 80 mil, segundo o Índice IPCA do IBGE. Acima do preço dos carros de entrada do momento — o Fiat Mobi e o Renault Kwid são vendidos ligeiramente abaixo de R$ 70 mil.

Por esse valor, o carro da GM competiria hoje com o Fiat Cronos 1.0. O sedan mais em conta do Brasil custa atualmente pouco menos de R$ 85 mil e possui poucos equipamentos. Os principais são: ar-condicionado, direção elétrica, ajuste de altura no banco do motorista, alarme, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos.

Fim da linha

O Monza seguiu firme no mercado até ficar obsoleto em 1993 frente aos rivais. O modelo acabou saindo de cena em 1996, ano em que foi substituído oficialmente pelo irmão mais novo Vectra.

A produção foi encerrada oficialmente em agosto do mesmo ano, depois de quase 858 mil unidades vendidas no Brasil.

Monza 1995. Imagem: Divulgação/GM

Monza virou híbrido na China

Apesar de ter saído de linha há quase 27 anos por aqui, o Monza continua vivo na China. A geração mais recente do carro foi apresentada em 2018 e se parece bastante com outro modelo da Chevrolet: o Onix Plus.

Monza híbrido. Imagem: GM/Divulgação

O interior renovado conta com duas telas de 10,25″. A lista de equipamentos do novo Monza inclui também itens como carregador sem fio, freio de estacionamento eletrônico e aquecimento nos bancos dianteiros.

Imagem: GM/Divulgação

O destaque fica para a configuração híbrida do carro, com motor 1.3 turbo de 163 cavalos, câmbio automático e baixo consumo de combustível (20,9 km/l na cidade, segundo a GM).

Curiosamente, o preço praticado na China bate com o valor corrigido do Monza antigo. A versão mais completa sai na faixa dos R$ 80 mil.

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