Um dos carros da Chevrolet que fez muito sucesso no Brasil foi o Monza. O modelo baseado no “primo” alemão Opel Ascona chegou por aqui em 1982 e marcou época.
Apenas dois anos depois, o sedan médio foi o carro mais vendidos do país — feito que repetiu em 1985 e 1986. Um fato curioso é que o Monza nunca foi um modelo de entrada e mesmo assim se saiu muito bem no mercado nacional.
Como era o Monza
Em 1986, foi lançado o Monza Classic. A versão de luxo do carro chegou em abril com mais equipamentos e interior sofisticado.
O modelo 1986 também foi o primeiro com motor 2.0 a gasolina de 99 cavalos.
Preço
O Monza 1986 2.0 era vendido originalmente por Cz$ 118.670.
Preço hoje
Em 2023, o Monza 1986 corrigido custaria mais de R$ 80 mil, segundo o Índice IPCA do IBGE. Acima do preço dos carros de entrada do momento — o Fiat Mobi e o Renault Kwid são vendidos ligeiramente abaixo de R$ 70 mil.
Por esse valor, o carro da GM competiria hoje com o Fiat Cronos 1.0. O sedan mais em conta do Brasil custa atualmente pouco menos de R$ 85 mil e possui poucos equipamentos. Os principais são: ar-condicionado, direção elétrica, ajuste de altura no banco do motorista, alarme, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos.
Fim da linha
O Monza seguiu firme no mercado até ficar obsoleto em 1993 frente aos rivais. O modelo acabou saindo de cena em 1996, ano em que foi substituído oficialmente pelo irmão mais novo Vectra.
A produção foi encerrada oficialmente em agosto do mesmo ano, depois de quase 858 mil unidades vendidas no Brasil.
Monza virou híbrido na China
Apesar de ter saído de linha há quase 27 anos por aqui, o Monza continua vivo na China. A geração mais recente do carro foi apresentada em 2018 e se parece bastante com outro modelo da Chevrolet: o Onix Plus.
O interior renovado conta com duas telas de 10,25″. A lista de equipamentos do novo Monza inclui também itens como carregador sem fio, freio de estacionamento eletrônico e aquecimento nos bancos dianteiros.
O destaque fica para a configuração híbrida do carro, com motor 1.3 turbo de 163 cavalos, câmbio automático e baixo consumo de combustível (20,9 km/l na cidade, segundo a GM).
Curiosamente, o preço praticado na China bate com o valor corrigido do Monza antigo. A versão mais completa sai na faixa dos R$ 80 mil.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários