João Lee, filho de Rita Lee, divulgou nas redes sociais a criação de um modelo de inteligência artificial com a voz da cantora.

De acordo com João, que é produtor musical, ele usou um software para isolar a voz de sua mãe e também de seu pai, Roberto de Carvalho, a partir de 50 músicas cantadas por eles desde 1970 até o falecimento de Rita.

Para isso, cortou trechos dos áudios e transferiu para o software de IA.

Demorou quase um dia inteiro para rodar o software [programa de computador], mas consegui criar um modelo da voz dela em IA. Foram semanas de trabalho. Ainda precisa de ajustes, mas o resultado é impressionante. Incrível como a tecnologia para áudio e música avança.

João Lee, no Threads.

Post by @joaoleemusic
View on Threads

Mais tarde, após alguns fãs da cantora não expressarem agrado pela ideia, João voltou a publicar na rede social afirmando que não deixará que usem a voz de Rita para lançar músicas de deepfake — tecnologia que cria áudios e imagens artificialmente.

Ao Splash UOL, Beto Lee, outro filho da rainha do rock nacional, disse que não descartava a possibilidade de utilizar a IA para algum projeto com sua mãe.“Quem sabe um dia fazer um show com a dona Rita [simulada através de IA]”, disse.

Beto também disse que ficou emocionado com o comercial de celebração dos 70 anos da Volkswagen no Brasil, onde Maria Rita canta ao lado de sua mãe, Elis Regina, recriada por IA de deepfake.

A carreira da Rainha do Rock

Preparamos também uma lista com as atuações de Rita Lee no cinema. Clique aqui e confira!

Com informações de Folha de São Paulo e Rolling Stones.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!