Depois de um analista de mercado comentar que a Apple não teria um anúncio envolvendo inteligência artificial generativa até o final de 2024, Tim Cook, o CEO da empresa da maçã, comentou quase que o oposto. De acordo com o chefão da marca, o investimento neste tipo de IA já acontece há anos.
O que você precisa saber:
A divulgação deste testemunho aconteceu durante a apresentação dos resultados fiscais da Apple para o último trimestre. Neste momento, a empresa de Tim Cook viu as ações caírem 2% mesmo com a meta de vendas sendo batida, mas abaixo do esperado especialmente para o iPhone.
Mesmo com números não muito animadores, a Apple mostrou que o setor de pesquisa e desenvolvimento aumentou seu investimento em US$ 3,12 bilhões, alcançando um valor total de US$ 22,61 bilhões para o ano fiscal. Parte deste bolo está em um trabalho focado justamente em inteligência artificial generativa, ao menos é o que disse Tim Cook.
“Fazemos pesquisas em uma ampla gama de tecnologias para inteligência artificial, incluindo IA generativa, há anos. Vamos continuar investindo e inovando, avançando nossos produtos com essa tecnologia e com responsabilidade para ajudar a enriquecer a vida das pessoas. Obviamente, estamos investindo muito e isso está aparecendo nos gastos de pesquisa e desenvolvimento.”
Investimento da Apple ainda não virou produto
O comentário de Tim Cook contrasta com a previsão de Ming-Chi Kuo desta semana, onde o analista comentou que a empresa da maçã estaria atrasada quando comparada aos concorrentes como Google e Microsoft por nem mesmo sequer anunciar um produto focado em IA generativa até o final de 2024.
Mark Gurman, em sua newsletter, foi mais alinhado com Tim Cook e preveu algum avanço público da Apple em IA generativa já para o ano que vem.
Com informações: Reuters.
Fonte: Olhar Digital
Comentários