A Câmara dos Deputados está reunindo propostas para um projeto de lei que se dispõe a regulamentar as profissões de influencer e criador de conteúdo digital no Brasil.

Para quem tem pressa:

Em fevereiro de 2022, ambas foram reconhecidas na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Mas as profissões ainda não têm regulamentação específica por lei.

Influencers e creators: propostas para regulamentar

Menino acenando para celular em dia ensolarado
(Imagem: Rawpixel)

Recentemente, foram anexadas ao PL (Projeto de Lei) 1282/2022 , de autoria do deputado Mario Negromonte Jr. (PP-BA), duas propostas similares.

Já o PL do deputado foi apensado em maio de 2022 a outro projeto de lei, o PL 929/2020, que está parado na Comissão de Trabalho da Câmara desde março de 2023.

No total, existem, até agora, sete projetos de lei para regular as profissões de influenciador e criador de conteúdo digital no Brasil.

E o PL das Fake News?

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, no plenário
(Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados se prepara para tentar votar a proposta fatiada do PL 2630 das Fake News pela terceira vez.

A nova tentativa deve ocorrer na próxima quarta-feira (09). A decisão sobre a data deve ser tomada na reunião de líderes partidários com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na terça-feira (08).

A estratégia é votar o regime de urgência e o mérito do projeto de lei no mesmo dia.

O texto prevê o pagamento de direitos autorais por conteúdos audiovisuais publicados em plataformas digitais, além de remuneração a ser paga pelas empresas de tecnologia a veículos da imprensa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!