Mexicanos sofrem e caem um a um para clubes da MLS na Leagues Cup
Anuncie Aqui
As equipes da Liga Mexicana não têm sido páreo para as da Major League Soccer na recém-criada Leagues Cup. Mais da metade dos mexicanos que entraram no torneio já caíram e apenas dois avançaram no mata-mata até este momento, enquanto a MLS vai atropelando e tem sete classificados para as oitavas de final.
O desempenho ruim dos mexicanos na “Copa das Ligas”, na verdade, já vem desde a fase de grupos. Seis dos 18 clubes da Liga Mexicana caíram na primeira fase, ou seja, um terço das equipes participantes. Da MLS foram 8 eliminados, porém a liga conta com 29 representantes, logo na matemática básica, proporcionalmente, caíram menos clubes (27%).
As quedas mexicanas foram agravadas no mata-mata. Até aqui, dos cinco confrontos entre MLS e Liga Mexicana, as equipes dos Estados Unidos prevaleceram em quatro deles – o único time mexicano a eliminar um dos EUA foi o Atlas, que superou o New England Revolution nos pênaltis na madrugada de quinta-feira. Outro clube mexicano que segue vivo é o Querétaro, mas este avançou jogando contra um compatriota, o Pumas.
“Eu tenho que dizer muitas coisas que estão confundindo as pessoas. Não é esse negócio todo que dizem. Para mim, é mais conveniente que as equipes mexicanas voltem para a Libertadores, primeiro pela questão esportiva, segundo (pela questão financeira)”, declarou Jesús Martínez, presidente do Pachuca, após a eliminação para o Huston Dynamo na quarta-feira (2).
“Vou colocar um exemplo: temos que jogar 10 partidas da Leagues Cup para jogar uma de Libertadores (financeiramente), não confundam as pessoas. Agora, o negócio não é este. É um projeto que está crescendo para que no futuro seja um grande projeto comercial e esportivo. Nós estamos convencidos que é um grande projeto, mas não estamos convencidos da questão econômica. É um risco tremendo para nós enquanto jogadores, que se machuquem, em questões de logística e os organizadores têm que aprender melhor como tratar tudo isso. É um começo, e todo começo é difícil”, completou.
A Leagues Cup, recorde-se, apesar de reunir clubes dos Estados Unidos, Canadá e México, não tem partidas em solo mexicano. O torneio vem sendo sediado pelos clubes da MLS. A primeira fase do mata-mata termina nesta sexta-feira e ainda há cinco mexicanos vivos: Tigres, que enfrenta o Vancouver Whitecaps; Monterrey, que pega o Portland Timbers; Toluca, que joga contra o Sporting Kansas; América, que rivaliza com o Chicago Fire; e o León, que pega o Real Salt Lake.
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários