O Porsche Macan é o carro mais vendido da marca no mundo. A nova geração – que vai ser elétrica – está em testes finais de rodagem e há poucas informações divulgadas. Mas ele foi flagrado praticamente sem disfarces, conforme as fotos publicadas pelo site Carscoops.
Para quem tem pressa:
Só no primeiro semestre de 2023, a Porsche vendeu 47.755 unidades do Macan no mundo. Dessas, 2.615 foram no Brasil. No entanto, por aqui, o líder de vendas é o Cayenne.
Novo Porsche Macan
Do lado de fora, o novo SUV compacto não vai seguir os traços do elétrico Taycan. Na verdade, o carro é bastante semelhante ao Macan convencional, inclusive no porte.
O modelo disfarçado tem saídas falsas de escape (para esconder a eletrificação) e adesivos que tentam modificar as proporções dos faróis.
Ao contrário do que a imagem sugere, os faróis de LED serão mais finos e retangulares. As portas ainda utilizam maçanetas mecânicas proeminentes, mas espera-se que o modelo final tenha um modelo retrátil, com acionamento elétrico.
A motorização elétrica não irá aposentar o motor a combustão. Isso porque o Macan EV será adicionado ao line up. Ou seja, vai acrescentar essa opção às versões tradicionais S, Turbo e GTS.
A aposentadoria do motor térmico na linha Macan não deve acontecer antes de 2026 – isso se acontecer.
Potência e autonomia
Ainda não se sabe a potência do novo Porsche. O que se sabe é que ele terá configurações com tração traseira ou integral, bateria de 100 kWh e capacidade de carregamento rápido de 270 kW.
Estima-se que esses números de desempenho do sistema elétrico de 800V permita uma autonomia de no mínimo 500 quilômetros.
Se todas essas capacidades se confirmarem, será possível carregar até 70% da bateria em apenas 25 minutos nas estações de recarga rápida.
No Brasil, já existe carregamento ultrarrápido de até 350 kWh, no sistema DC. Porém, o Taycan vendido atualmente não comporta tanta potência – e o novo Macan EV também não comportará.
Com informações de Carscoops
Fonte: Olhar Digital
Comentários