A Voyager 2 restabeleceu a comunicação com a Terra após ter perdido o contato no último dia 21 de julho, como informou o Laboratório de Propulsão à Jato da NASA informou nesta sexta-feira (4).

No dia 1º de agosto, uma espécie de “batimento cardíaco” da sonda foi captado na Terra. Agora, o sinal foi retomado. Às 13h29 (no horário de Brasília) de 4 de agosto, a espaçonave começou a retornar dados científicos e de telemetria, indicando que está operando normalmente e que permanece em sua trajetória esperada”, disse a NASA.

Queda do sinal da Voyager 2

O sinal foi cortado de forma acidental pela NASA durante uma série de manobras realizadas no dia 21 de julho, quando acidentalmente a antena da sonda se inclinou a cerca de dois graus de distância da Terra.

Os dados enviados pela Voyager 2 são recebidos pela antenas da rede Deep Space Network (DSN), também da NASA, localizadas nos Estados Unidos, na Espanha e na Austrália. Além dessa missão, os radiotelescópios do sistema também oferecem suporte a outras missões distantes no nosso Sistema Solar.

Atualmente, a Voyager 2, lançada em agosto de 1977, está a cerca de 20 bilhões de quilômetros de distância da Terra e essa não é a primeira vez que perdemos a comunicação com a sonda.

Em 2020, a NASA ficou sete meses sem receber dados da sonda devido a um problema no radiotelescópio do DSN localizado em Canberra, na Austrália. Os transmissores de rádio da antena não recebiam reparos desde quando foram construídos, há cerca de 50 anos atrás.