As vendas de TVs aumentaram 5,4% no primeiro semestre de 2023 no Brasil, em comparação ao mesmo período de 2022. O principal motivo para essa alta foi a redução da média de preço dos aparelhos.
Para quem tem pressa:
Para você ter uma ideia, as lojas venderam quase cinco milhões de TVs entre janeiro e junho de 2023. Os dados são de um levantamento realizado pela GfK, empresa especializada em estudos de mercado.
Ainda de acordo com a pesquisa da empresa, a queda no valor final foi de 6,9%. Esse cenário surgiu a partir da Copa do Mundo do Catar, que rolou no final de 2022.
TVs mais baratas
Entre os modelos analisados, o estudo observou a maior queda de preços entre TVs de 32 polegadas – um dos menores tamanho que você encontra no mercado hoje em dia. Isso despertou o interesse do brasileiro para trocar de aparelho.
No primeiro semestre de 2023, os consumidores pagaram, em média, R$ 1,2 mil por TVs desse tamanho. Agora, você encontra modelos por menos de R$ 1 mil.
Já em relação às TVs de 39 a 43 polegadas, a média foi R$ 1,8 mil, enquanto de 47 a 50 polegadas ficou em R$ 2,5 mil. Nessas categorias, a redução dos preços beirou os 10%, em comparação ao mesmo período de 2022.
Confira abaixo a média de preços de TVs desde menores de 32 polegadas a maiores de 75 polegadas entre janeiro e junho de 2023:
Porém…
Os preços menores também levaram ao encolhimento de 1,9% do faturamento do setor de TVs no Brasil durante o período analisado, segundo o levantamento.
Por outro lado, o faturamento de modelos com telas maiores – de 54 a 64 polegadas e acima disso – cresceu 9,4% e 20,1%, respectivamente.
Só que não foi suficiente para reverter o resultado geral negativo da categoria, porque esses modelos vendem menos.
Novos hábitos
Apesar das TVs menores estarem com preços mais convidativos, o estudo apontou que a tendência é os consumidores migrarem para telas maiores.
Isso graças aos preços mais acessíveis do modelos e novos hábitos adquiridos na pandemia, quando as pessoas passaram mais tempo em casa.
Por isso, o setor está moderadamente otimista para o segundo semestre de 2023. é de “otimismo moderado”, principalmente graças ao protagonismo da classe C na Black Friday, que acontece em novembro.
Para atrair esse público, uma das estratégias é explorar produtos premium de custo-benefício atraente.
Entram também nesse otimismo o cenário econômico atual – com inflação, taxa de câmbio e cadeia de distribuição controladas (após o período pandêmico), além da provável queda na taxa de juros.
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Fonte: Olhar Digital
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