Domingo, Novembro 24, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESAção UEMS Acolhe distribui certificados para migrantes internacionais em Dourados e Campo...

Ação UEMS Acolhe distribui certificados para migrantes internacionais em Dourados e Campo Grande

spot_img

Programa UEMS Acolhe entrega certificados a migrantes internacionais

O Programa UEMS Acolhe, dedicado ao acolhimento linguístico, humanitário e educacional a migrantes internacionais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizou a entrega dos certificados aos alunos migrantes que concluíram o “Curso de Português para Migrantes Internacionais” no primeiro semestre deste ano. Cerca de 100 alunos receberam os certificados em cerimônias realizadas em Dourados e Campo Grande.

Promovido pela UEMS, o programa tem como objetivo oferecer acolhimento por meio do curso de Português como Língua do Acolhimento, auxiliando migrantes internacionais em sua integração no Brasil. Atualmente, mais de 300 migrantes são atendidos pelo programa, com a colaboração de voluntários e parceiros envolvidos nas aulas.

A pró-reitora da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), Érika Kaneta Ferri, ressaltou a importância social do programa, destacando que a UEMS cumpre seu papel ao proporcionar acolhimento linguístico e educacional aos migrantes internacionais, promovendo inclusão e transformação social.

Os alunos concluintes receberam os certificados em cerimônias realizadas nas cidades de Dourados e Campo Grande. Em Dourados, a cerimônia aconteceu na Primeira Igreja Batista (PIB), local onde as aulas são ministradas. Já em Campo Grande, a formatura ocorreu na Unidade Campo Grande da UEMS.

O programa também inovou ao estabelecer parceria com o Projeto de Extensão do Curso de Pedagogia da UEMS/Dourados, proporcionando acolhimento linguístico às crianças filhas dos migrantes durante as aulas dos pais.

O coordenador do Programa UEMS Acolhe, professor doutor João Fábio Sanches Silva, enfatizou o impacto positivo do programa na inserção social dos migrantes e no aprendizado da língua portuguesa. Ele ressaltou que o programa vem crescendo a cada ano e se consolidando como uma força de transformação social.

O Programa UEMS Acolhe continuará com novas turmas a partir de setembro, com inscrições abertas para voluntários interessados em contribuir com o programa. A iniciativa tem recebido reconhecimento pela sua atuação em acolher e integrar migrantes internacionais por meio da educação e do ensino da língua portuguesa.

Por meio dessa ação, a UEMS demonstra seu comprometimento com a inclusão e apoio aos migrantes internacionais, contribuindo para sua adaptação e sucesso em solo brasileiro. A universidade busca ser exemplo para outras instituições no desenvolvimento de projetos de acolhimento e integração.

Conheça mais sobre o Programa UEMS Acolhe em www.uems.br/pro-reitoria/proec/UEMS-Acolhe.

CELPE-BRAS na UEMS

Em 2023, os migrantes internacionais de MS poderão se inscrever para realizar a prova do CELPE-BRAS. O exame é destinado a estrangeiros interessados em comprovar seu nível de proficiência em língua portuguesa na variante brasileira. Interessados podem se inscrever a partir de 7 de agosto, no Sistema Celpe-Bras.

Em 2023, o exame completa 25 anos desde sua primeira aplicação. O Celpe-Bras 2023/2 acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro, com a aplicação das provas escrita e oral, em postos localizados no Brasil e no exterior. Em Mato Grosso do Sul, a UEMS foi cadastrada como centro aplicador da prova, única no estado. Clique aqui e confira o edital.

 

*Gisleine Rodrigues e Liziane Zarpelon, Comunicação UEMS

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img