Baixa umidade do ar pode atingir níveis de desertos em Dourados e região
Durante toda esta semana, Dourados tem experimentado níveis de umidade relativa do ar considerados de atenção. Um alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (04) ressalta que esses níveis podem cair ainda mais, assemelhando-se aos registrados em regiões desérticas.
De acordo com o aviso válido para toda a cidade e o estado de Mato Grosso do Sul, a umidade relativa do ar pode variar entre 12% e 20% ao longo desta sexta-feira (04). Diante dessa condição, o instituto adverte para o risco de incêndios florestais e impactos na saúde. É possível que ocorra o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
É recomendável aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas intensas nas horas mais quentes do dia e reduzir a exposição solar nos períodos de maior calor.
Durante esta semana, Dourados registrou índices de atenção todos os dias: 23% no dia 31, 25% no dia 01, 24% no dia 02 e 21% no dia 03.
Níveis reduzidos de umidade relativa do ar indicam uma baixa quantidade de água na forma de vapor na atmosfera. Isso frequentemente resulta em problemas respiratórios.
Há 22 dias, a cidade não recebe uma chuva expressiva. Para todo o mês de agosto, o Guia Clima Embrapa estima uma média de 51 mm de precipitação.
Fonte: Dourados News
Comentários