Após menos de um mês de lançamento, Barbie já virou um fenômeno, sendo um dos maiores sucessos de bilheteria de 2023. A produção, que já era muito esperada desde o seu anúncio, causou movimentação em todo o mundo, com sua intensa divulgação e marketing.
Tons de rosa tomaram conta das lojas e de todos os lugares, chegando a causar uma inacreditável escassez de tinta rosa no mundo, por conta da intensa utilização do produto nos cenários do longa.
Mas essa é apenas uma das muitas curiosidades e histórias inusitadas ocorridas durante as filmagens. Tendo assistido ao filme ou não, confira a seguir uma lista com fatos curiosos sobre os bastidores do grande sucesso de Greta Gerwig.
Curiosidades sobre Barbie
1. De acordo com o ator Ryan Gosling, Margot Robbie baixou um “decreto”, para que toda a equipe usasse rosa durante as gravações. Quem não aderisse, era “multado”, o que deixou a equipe bastante animada para desfilar modelos diferenciados, como camisas rosa com franjas de arco-íris.
2. Durante os primeiros testes para formar o elenco, Greta e Margot decidiam quais atrizes seriam as amigas da Barbie, e um dos nomes cogitados foi o de Gal Gadot, a Mulher-Maravilha na DC Studios. Porém, a atriz não estava com a agenda disponível.
3. As atrizes Margot Robbie e Emma Mackey chamam atenção na internet pela sua semelhança. Isso quase foi explorado no filme, como uma referência engraçada, em uma piada sobre serem parecidas. Porém, ao vestir os figurinos de Barbie, as atrizes não se acharam tão semelhantes, e desistiram da ideia.
4. O desejo de Greta em ter um cenário lúdico, muito brilhante e quase exagerado, causou uma escassez temporária a nível global de tinta rosa fluorescente da Rosco. A empresa é especialista em fornecer tintas para produções de cinema e teatro, e entregou todo o estoque para a produção do filme.
5. A diretora ainda contou com diversas inspirações do cinema para criar Barbie. Ela compartilhou uma lista com 33 filmes que serviram de referência e estímulo para o live-action, que inclui filmes como O Mágico de Oz, Cantando na Chuva, O Show de Truman, Tempos Modernos, e, é claro, 2001: Uma Odisseia no Espaço, que inspirou um o primeiro teaser do longa.
6. A produção estava em desenvolvimento desde 2009. A Mattel, fundadora da Barbie, estava interessada em ter a boneca em um filme com atores reais, e a primeira companhia a fazer contrato foi a Universal Pictures. Porém, a história do longa acabou não se desenvolvendo, fazendo com que os direitos de uso fossem para outra produtora em 2014.
7. Antes da Warner, a adaptação seria feita pela Sony, que abraçou o projeto de adaptação após o encerramento do contrato da Mattel com a Universal. As filmagens iriam ocorrer ainda em 2014, mas o projeto foi adiado para 2016. Ainda nesse ano, o primeiro nome a ser cogitado para interpretar Barbie foi divulgado.
8. Amy Schumer e Anne Hathaway foram cotadas para o papel de Barbie antes de Margot Robbie. Primeiramente, Schumer foi anunciada, mas saiu do projeto por problemas de agenda. Após isso, Hathaway assumiu a vaga como protagonista, mas só até 2018, quando o contrato da Sony com a Mattel venceu, e a empresa de brinquedos procurou a Warner Bros. Pictures.
9. Barbies “polêmicas” não ficaram de fora do elenco, como a Barbie Esquisita, que nada mais é do que a boneca já gasta pelo uso, com cortes de cabelo desalinhados e pinturas de caneta no rosto, feitos por suas donas. Além disso, o longa contou com Growing up Skipper, uma antiga boneca da Mattel cujos seios crescem se girar seus braços.
10. Dua Lipa fez sua estreia no cinema com o longa, sendo mais uma estrela da música a fazer carreira nas telonas. A cantora interpreta uma das Barbies amigas da principal, a Barbie Sereia.
11. Os pés da Barbie não foram criados com computação gráfica. Esse é um dos momentos que mais chamaram atenção desde o trailer, fazendo referência às bonecas que tem os pés levantados para calçarem melhor os sapatos. Segundo Margot, foram necessárias oito tomadas para gravar a cena, já que a atriz quis que tudo fosse natural, se sustentando na ponta dos pés, sem efeitos.
12. O longa traz a criadora da Barbie original, a empresária Ruth Hendler, interpretada pela atriz Rhea Perlman. Uma das cenas faz referência ao quadro renascentista A Criação de Adão, de Michelangelo. Nela, Barbie e Ruth se encontram na casa da senhora, e suas mãos se tocam enquanto a criadora entrega uma xícara de chá à boneca.
13. Além de todas as referências à filmes e ícones importantes da cultura pop e história da Barbie, o longa faz uma singela homenagem para Marilyn Monroe. A boneca desce flutuando de sua casa e “cai” no carro, enquanto seu vestido se levanta de forma exatamente igual ao de Marilyn no filme O Pecado Mora ao Lado.
14. Diferente da Barbie, a escolha para o ator que interpretaria o personagem Ken foi mais rápida e objetiva, já que Greta e Margot decidiram, em conjunto, pela entrada de Ryan Gosling no papel. A diretora afirmou em entrevista para a Rolling Stone não ter tido dúvidas quanto a escalação do astro para o papel.
15. A música icônica Barbie Girl não poderia ficar de fora do longa! Muitos fãs pediram pela inclusão do hit como trilha sonora, e até mesmo Margot Robbie chegou a pedir para Greta que o filme fizesse alguma menção ao sucesso. E a forma encontrada foi incluir um remix feito pelas rappers Nick Minaj e Ice Spice, chamada Barbie World, que contém trechos da primeira como sample.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários