A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira, 4 de agosto, a primeira pílula para tratar a depressão pós-parto, uma importante conquista no campo da saúde mental materna.

A condição afeta uma em cada oito novas mães nos Estados Unidos e 25% das mães brasileiras. Esta nova opção de tratamento foi nomeada como Zurzuvae e a Sage Therapeutics, em parceria com a Biogen, é a responsável pela fabricação e venda da pílula, que estará disponível no mercado americano ainda este ano.

Zurzuvae, a pílula contra depressão pós-parto

Como o medicamento funciona

pílula
Imagem: nito / Shutterstock.com

A ação da Zurzuvae, também conhecida pelo nome químico zuranolone ou zuranolona, incide sobre um receptor cerebral chamado GABA, que desacelera a atividade cerebral e auxilia no controle da ansiedade e do estresse. A droga tem a capacidade de produzir um efeito calmante que permite um melhor descanso às mulheres que enfrentam a insônia comum na depressão pós-parto.

A pesquisa clínica que respaldou a aprovação da Zurzuvae concentrou-se em mulheres com sintomas depressivos de moderados a graves, que impactavam significativamente suas atividades diárias.

Mulheres nessas condições relatam intensa tristeza e falta de interesse em estabelecer vínculos com seus bebês, podendo até mesmo negligenciar cuidados básicos, como trocar fraldas ou atender aos choros dos pequenos.