O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é o órgão governamental responsável por analisar casos de doenças dos cidadãos e decidir sobre a entrega de um benefício social, a fim de que o trabalhador possa se financiar enquanto se recupera de uma enfermidade. Disponível para acesso via computador ou celular, a plataforma do INSS permite a emissão de diferentes extratos para comprovar o recebimento do benefício pelos cidadãos. A seguir, confira como emitir estes documentos.
Como emitir extrato de tempo de contribuição no INSS
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O extrato de tempo de contribuição é o documento que detalha a quantidade de tempo que um cidadão contribuiu para o INSS. Nele, estão presentes os dias dos pagamentos efetuados e os valores correspondentes a cada data. É imprescindível apresentar este documento no dia em que o cidadão solicitar a sua aposentadoria. A seguir, veja como emiti-lo.
- Acesse o site correto
Encontre a barra de pesquisa do Google e faça uma busca por “INSS login”. Em seguida, clique no primeiro link;
- Insira o seu CPF
Na tela inicial, você verá um botão intitulado “Entrar com Gov”, clique nele para abrir a central de login. Uma vez aberta, insira o seu CPF e clique no botão azul escrito “Continuar”;
- Informe a senha
No campo de texto indicado, forneça a senha e clique no botão “Continuar” para efetivamente entrar em sua conta;
- Encontre o botão correto
A página inicial da sua conta, que aparece logo após o login bem-sucedido, deve mostrar uma série de comandos para diferentes informações. Encontre o botão com ícone de porquinho que diz “Extrato de contribuição” e clique sobre o mesmo;
- Solicite o download do documento
Role a página até o final e clique no botão azul “Baixar PDF”;
- Selecione a opção desejada
Antes que o PDF seja salvo, você precisa escolher uma entre três opções de informações que devem conter no documento: a primeira são relações previdenciárias e faz referência apenas às contribuições que você fez ao INSS ao longo dos anos; a segunda, trata destas mesmas relações, mas também do quanto você recebeu a cada ano; e o ano civil representa os últimos 12 meses de recebimento e contribuição. Escolha a mais adequada e selecione o botão “Continuar”. Em seguida, um PDF será gerado e você já terá acesso ao documento com os anos de contribuição ao INSS selecionados.
Extrato para Imposto de Renda: como emitir o documento pelo INSS
O imposto de renda é uma dívida que o cidadão obtém com o Estado após ultrapassar o limite de renda por pessoa. Dessa forma, se você é um trabalhador (autônomo ou formal) que ganha acima do limite exposto, mas também usufruiu de um benefício social pelo INSS, então precisa declarar isso no imposto.
Para estar em dias com este imposto, o cidadão precisa contratar um Contador e emitir uma série de documentos para realizar uma contagem de qual o valor devido ao país. O extrato do INSS para imposto de renda é mais um destes documentos que podem ser solicitados para avaliar o ganho total de dinheiro legal de uma pessoa. Veja como emiti-lo a seguir.
- Realize o login da forma indicada no tutorial anterior: acesse o site do INSS, informe CPF, depois a senha, e entre na página inicial da sua conta;
- Em seguida, role a tela para baixo e clique no botão “+ Ver mais” para deixar outras opções de comandos à vista;
- Procure pelo botão com ícone de um leão e escrito “Extrato de Imposto de Renda”. Selecione-o;
- Então, escolha o ano que você obteve os benefícios clicando no botão de seta;
- Após selecionar o ano, encontre o número do benefício desejado e clique sobre ele. O documento para seu imposto de renda será impresso logo depois.
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Fonte: Olhar Digital
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