Com mais de 75 milhões de usuários ativos, o Tinder é o aplicativo de relacionamento mais usado no mundo. E, com o objetivo de mantê-lo na liderança, a Match Group, dona do serviço, tem planejado uma série de iniciativas que usam Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a experiência dos consumidores.
Entre elas, está uma ferramenta que escolhe as fotos mais bonitas dos usuários para seus perfis, com o intuito de aumentar as chances de curtidas. O recurso, que já está em fase de teste, tem a função de analisar o álbum de fotos das pessoas e selecionar as cinco imagens que melhor as representam.
Eu realmente acho que a IA pode ajudar nossos usuários a construir perfis melhores de uma maneira mais eficiente que realmente mostre suas personalidades
Bernard Kim, presidente-executivo da Match Group, dona do Tinder, em uma webconferência com investidores e analistas.
Resumindo:
Segundo o jornal The Guardian, em um memorando enviado aos acionistas na última semana, a Match explicou que o Tinder vai usar a IA para “apresentar o conteúdo certo para as pessoas certas para ajudar a melhorar a relevância e, em última análise, os resultados do usuário.
No mês passado, ainda de acordo com a publicação, Mark Van Ryswyk, diretor de produtos do Tinder, também sugeriu que o aplicativo pode adotar IA generativa – ferramentas que produzem texto e imagem convincentes sob comando – para ajudar os usuários a escrever suas biografias.
Ainda em seus estágios iniciais e disponível apenas em mercados de teste, o recurso sugere um texto personalizado adaptado às seções “interesses” e “objetivos de relacionamento” dos perfis dos usuários.
Segundo Van Ryswk, um estudo recente do Tinder mostrou que um terço de seus membros usaria “absolutamente” IA generativa para ajudá-los a construir um perfil.
IA chega com tudo nos aplicativos de namoro
Não é por acaso que o Tinder resolveu investir em ferramentas de IA. A medida vem em um momento em que o recurso se tornou mais frequente entre os aplicativos de namoro.
O Teaser AI, por exemplo, permite ao usuário conversar com uma versão de IA de alguém antes de aprová-lo ou recusá-lo. No Blush, as pessoas podem praticar suas “habilidades de relacionamento e intimidade” flertando com um chatbot.
No ano passado, o Bumble introduziu a IA para detectar imagens de nudez não solicitadas e combater o cyberflash (envio de imagens íntimas sem solicitação ou consentimento). A executiva-chefe do aplicativo, Whitney Wolfe Herd, também disse que a IA pode ser usada para simplificar o processo de criação de um perfil de namoro online.
Crystal Cansdale, chefe de comunicações do Inner Circle, disse que o aumento da IA nesses apps foi resultado da “fadiga do namoro”, ou seja, pessoas cansadas de não alcançar o resultado certo. “É difícil escrever uma biografia que seja perfeita e não soe cafona e desesperada, e a IA oferece uma oportunidade de otimizar o tempo gasto em aplicativos de namoro”.
Ela, no entanto, faz um alerta importante. “Não podemos ignorar que a segurança é um grande problema. De golpistas, spammers e perfis falsos, toda a indústria está preocupada em como a IA pode ser usada para enganar as pessoas”.
Fonte: Olhar Digital
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