Na última semana, uma atração do Zoológico de Hangzhou, na China, ganhou a atenção da internet. Uma imagem de um urso interagindo com o público levantou suspeitas de que se tratava de uma pessoa fantasiada – o que causou alvoroço nas redes sociais e aumentou a procura pelo local.

Visitantes e internautas estranharam, principalmente, a maneira como a criatura fica sobre as patas inferiores, as pernas finas e as dobras de pele no “bumbum”.

Em vídeo, o zoo negou os rumores, afirmando que aquela é Angela, uma fêmea de 4 anos de urso malaio – também conhecido como urso-do-sol –  a menor espécie “de todos os tempos”. 

Zoo da Inglaterra divulga vídeo com urso malaio igual ao da China

Com a repercussão do caso, um zoológico da Inglaterra divulgou imagens de Kyra, um dos seus ursos malaios, mostrando que esses animais são mesmo de verdade.

O educador ambiental, zoólogo e herpetólogo Sérgio Rangel, biólogo famoso por suas participações em programas de televisão, publicou um vídeo em sua página no Instagram no qual aborda a polêmica e dá detalhes sobre o urso malaio.

“É um urso pequenininho mesmo, entre um metro e um metro e quarenta de altura. Um animal delgado, fino, de pelagem bem curta”, explica o biólogo. “Ele gosta muito de subir nas árvores, é bem arborícola, anda de um lado para o outro. Por isso que ele tem uma pele flácida e flexível, porque ele se estica muito para andar – daí essas dobras na pele que lembra uma fantasia de urso”.