Nesta segunda-feira (7), o Brasil se despede de Aracy Balabanian, que morreu aos 83 anos no Rio de Janeiro. A atriz, que deixou uma marca no cenário artístico brasileiro, trilhou uma carreira repleta de diversidade, oscilando entre o humor e o drama.

Filha de imigrantes armênios, Aracy Balabanian nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Seu amor pela atuação nasceu aos 12 anos de idade, quando assistiu a uma peça de Carlo Goldoni. Já morando em São Paulo com sua família, ela se reconheceu como atriz.

A determinação de Aracy prevaleceu e, aos 14 anos, ela fez um teste para o Teatro Paulista do Estudante, conquistando um papel na peça Almanjarra, de Arthur Azevedo, e recebendo elogios da crítica. Aos 18 anos, foi aprovada na Escola de Arte Dramática de São Paulo e na Faculdade de Ciências Sociais da USP. No entanto, abandonou seus estudos no último ano para se dedicar integralmente ao teatro.

Aracy Balabanian na televisão

Na esfera televisiva, Aracy deu vida a personagens memoráveis.

A carreira de Aracy Balabanian foi interrompida por um diagnóstico de câncer de pulmão em 2022, levando-a a falecer aos 83 anos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!