Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_img
InícioESPORTESEfeito do mercado: Sauditas voltam a dominar a Copa Árabe após 20...

Efeito do mercado: Sauditas voltam a dominar a Copa Árabe após 20 anos

spot_img

A Copa dos Campeões Árabes é de domínio (quase) completo dos sauditas. O torneio, que reúne equipes de 22 países, chega na fase semifinal com três clubes da Arábia Saudita e um do Iraque – a última vez que tantos sauditas estiveram numa semifinal foi na temporada 2004/05 e um deles terminou como campeão.

O Al-Ittihad Jeddah, hoje de Karim Benzema, Kanté e Fabinho, é o último clube da Arábia Saudita a vencer o torneio intercontinental. Na época que foi campeão, porém, o clube tinha um elenco um tanto mais modesto, com os principais nomes sendo bastante familiares ao futebol brasileiro: Dejan Petkovic, Obina e Tcheco.

Nesta temporada, o Al-Ittihad Jeddah não vai conseguir o bi do torneio. O clube é justamente o único saudita eliminado até aqui, mas justifica-se, afinal perdeu para os compatriotas do Al Nassr de Cristiano Ronaldo, Talisca, Brozovic, Luís Castro e companhia.

Além do Al Nassr, os outros sauditas classificados para a semifinal da Copa dos Campeões Árabes são o Al Hilal, de Jorge Jesus, Rúben Neves, Milinkovic-Savic, Malcom, Koulibaly e Michael; e o Al Shabab, que na contramão dos demais sauditas é dos que menos investiu até o momento – os jogadores mais conhecidos por lá são Cuéllar, ex-Flamengo, Éver Banega, ex-seleção argentina, e o atacante Carlos, ex-Atlético Mineiro.

O azarão, que tenta estragar a festa saudita, é o Al-Shorta Bagdad, do Iraque. Longe da realidade saudita, o time iraquiano tem poucos estrangeiros no elenco, mas está lá um brasileiro: Lucas Esquerdinha, de 32 anos. O atacante é cria do Vitória e no Brasil atuou profissionalmente apenas em equipes do interior baiano.

Além de sauditas e iraquianos, a Copa dos Campeões Árabes reúne dois continentes (África e Ásia) e outros 20 países : Iêmen, Somália, Djibouti, Síria, Sudão, Tunísia, Líbia, Egito, Líbano, Emirados Árabes, Catar, Omã, Palestina, Marrocos, Jordânia, Mauritânia, Kuwait, Argélia, Ilhas Comores e Bahrein.

A maior parte dos clubes, antes de chegar na fase de grupos, têm que passar por uma fase pré-eliminatória. Os únicos que já estavam previamente classificados para a fase de grupos eram: Al Hilal, Al Nassr e Al Ittihad (Arábia Saudita); Esperance de Tunis (Tunísia); Raja Casablanca (Marrocos); Belouizdad (Argélia); Zamalek (Egito); Al Shorta Bagdad (Iraque); e Al Sadd (Catar).

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img