Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Hackers da Coreia do Norte invadiram principal fabricante russa de mísseis

Hackers da Coreia do Norte invadiram principal fabricante russa de mísseis

Coreia do Norte mísseis

Um grupo de hackers norte-coreanos conseguiu invadir redes de computadores de um importante desenvolvedor de mísseis russo por pelo menos cinco meses em 2022, segundo evidências técnicas e análises de pesquisadores de segurança.

Os hackers instalaram ‘backdoors’ nos sistemas da NPO Mashinostroyeniya, uma projetista de mísseis instalado em Reutov, nos arredores de Moscou. A informação foi divulgada pela Reutersnesta segunda-feira (7).

Resumo do caso:

Os especialistas já verificaram a autenticidade do conteúdo exposto. A Coreia do Norte pode ter obtido informações sobre o míssil hipersônico Zircon da NPO Mash, anunciado pelo presidente russo Vladimir Putin em 2019.

Em 2019, o presidente russo, Vladimir Putin, elogiou o míssil hipersônico como um “novo produto promissor”, capaz de viajar a cerca de nove vezes a velocidade do som.

O que é um backdoor

O backdoor (ou “porta dos fundos” em inglês) é uma espécie de porta aberta no sistema que permite ao invasor contornar métodos de segurança e acessar documentos, dados pessoais e mais, tomando controle total de uma rede.

No fim, o incidente mostra como o país, mesmo isolado, está disposto até a atacar aliados como a Rússia para “adquirir” tecnologias consideradas críticas. 

Quem é a NPO Mash

A NPO Mash, vítima do ataque, se destaca como desenvolvedora de mísseis hipersônicos, tecnologias para satélites e armamentos balísticos de última geração — todas áreas de grande interesse para a Coreia do Norte.

A notícia do hack chega logo após uma viagem a Pyongyang do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, para o 70º aniversário da Guerra da Coréia — a primeira visita de um ministro da defesa russo à Coreia do Norte desde a dissolução da União Soviética em 1991.

Fonte: Olhar Digital

Comentários