Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Inglaterra supera expulsão, bate a Nigéria nos pênaltis, e está nas quartas da Copa

07/08/2023 às 06:34
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Pelas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina, Inglaterra e Nigéria fizeram um duro duelo. As africanas criaram as melhores chances, mas não conseguiram concretizá-las em gol. Depois de 120 minutos, o placar apontou 0 a 0. Na decisão por pênaltis a Inglaterra levou a melhor por 4 a 2.

Agora, com vaga assegurada entre as oito melhores seleções do Mundial, a Inglaterra vai medir forças com o ganhador do confronto entre Colômbia e Jamaica na sequência da competição.

Superáguias assustam

Os primeiros 45 minutos ficaram marcados por um falso domínio da seleção inglesa. Com mais posse de bola, as Leoas acertaram quase o dobro de passes, mas não levaram um perigo real a meta da nigeriana Nnadozie.

A primeira boa oportunidade do duelo foi justamente da Nigéria. Aos 15, Alozie apareceu para um grande cabeceio, mas Stanwaw surgiu para o corte providencial. Dois minutos depois, as nigerianas chegaram com uma chance dupla. Kanu acertou a trave e, na sequência, Plumptre obrigou Mary Earps a boa intervenção.

Já a Inglaterra chegou pela primeira vez com 23 minutos decorridos. Depois do erro defensivo da adversária, Russo arrematou para a defesa segura de Nnadozie. Aos 32, as inglesas tiveram uma chance de ouro. A árbitra assinalou pênalti de Ajibade em Daly, quando as duas jogadoras se enrolaram na área. Depois da revisão ao VAR, no entanto, Melissa Borjas reverteu a marcação. Fim da primeira etapa: Inglaterra 0, Nigéria 0. 

Emoção e expulsão

A etapa completar foi de jogo mais aberto. As duas seleções foram em busca do gol que poderia valer a classificação e, logo aos dois minutos, a Nigéria teve uma grande oportunidade. Kanu ganhou no alto de Daly, testou, e a bola bateu no travessão.

Com 21 minutos jogados, Lauren Hemp aproveitou erro da defensiva nigeriana e arrematou de perna esquerda. A bola ainda desviou antes de sair ao lado do gol em escanteio. A Inglaterra chegou novamente aos 30 em lance de muita confusão na área nigeriana. A goleira Nnadozie salvou de maneira espetacular o cabeceio de Daly e, na sobra, segurou a bola com firmeza.

Até o fim do tempo regulamentar, a Nigéria ainda chegaria mais duas vezes com a atacante Oshoala. Para piorar a situação das inglesas, Lauren James perdeu a cabeça e agrediu Alozie com um pisão nas costas. A árbitra foi ao VAR e aplicou o cartão vermelho para a craque inglesa. Depois de 90 minutos jogados, o placar se mantinha inalterado: Inglaterra 0, Nigéria também 0.  

Ônibus inglês

Com uma jogadora a menos, a técnica da Inglaterra, Sarina Wiegman, baixou as linhas para dificultar a criação de jogadas da Nigéria. Com isso, os primeiros 15 minutos do desempate foram de um duelo amarrado.

A única chegada foi das nigerianas, aos oito minutos. Depois de contragolpe, a bola chegou até o lado esquerdo com Alozie. Ela podeira fazer o passe para o centro da área, mas optou por bater de perna esquerda e a bola foi para as redes, mas do lado de fora.

No segundo tempo da prorrogação, a Nigéria demorou 12 minutos para chegar a meta de Earps pela primeira vez. Depois da sobra, Oshoala bateu de perna esquerda e a arqueira inglesa defendeu com segurança.

A Inglaterra, por sua vez, tentou incomodar em bola alçada para a área. Beth England desviou e Millie Bright não alcançou. A jogada estava impedida e, caso marcasse, o lance seria anulado. Final de partida: Inglaterra 0, Nigéria também 0.

Classificação sofrida

A disputa das penalidades começou com erros dos dois lados. Georgia Stanway abriu a disputa pela Inglaterra e mandou para fora. Oparanozie tinha a chance de colocar a Nigéria na frente, mas seguiu a colega inglesa e isolou.

Na sequência, Beth England bateu no algo e marcou 1 a 0 Inglaterra. Michelle Alozie partiu pela Nigéria e isolou de forma incrível. Então, veio a sequência de acertos. Daly e Greenwood marcaram pela Inglaterra e Ajibade e Ucheide converteram pelas nigerianas.

A decisão ficou nos pês de Chloe Kelly. Com o gol a classificação era inglesa e ela não desperdiçou. Com um chute forte, ela superou a goleira Nnadozie e colocou as Leoas nas quartas de final. Inglaterra 4 a 2 nas penalidades. 

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias