A série baseada nos livros de Cecily von Ziegesar, conta a história de adolescentes da classe alta de Manhattan, e suas vidas cheias de dramas e reviravoltas que são expostas por uma blogueira de identidade misteriosa que assina suas fofocas como “Garota do Blog”, ou, Gossip Girl. Lançada em 2007, a série possui no total seis temporadas e ganhou o coração dos jovens e adolescentes da época.

No entanto, desde seu último episódio, em setembro de 2012, já se passaram 11 anos, e muita coisa aconteceu de lá pra cá. Será mesmo que apesar de todo esse tempo, a série envelheceu bem? Vamos descobrir.

Atenção: esse conteúdo contém spoilers.

Vale a pena (re)assistir Gossip Girl?

Vamos começar falando da própria garota do blog. Muito tem se falado sobre bullying e cyberbullying nesses últimos anos, e é improvável que um blog que fala especificamente da vida pessoal de um certo grupo de pessoas saísse ileso. O blog encorajava outras pessoas a aumentar seu conteúdo e deliberadamente expor os segredos mais íntimos da elite adolescente de Manhattan. Hoje em dia esse seria um caso sério de assédio moral e a Gossip Girl provavelmente teria se colocado em uma posição de saia justa com a justiça.

Os personagens Jenny e Dan (que ao final viria a ser a garota do blog), moram no Brooklyn, que, há anos atrás era considerado um local periférico para se viver, no entanto, hoje em dia já não é mais assim. O Brooklyn vem se tornando um local cada vez mais popular para se morar, e a população de lá está crescendo, assim como a qualidade de vida que tem melhorado consideravelmente. Portanto, não faz mais tanto sentido que o bairro seja representado pelo “lado pobre” do seriado.

Lá pela 4ª temporada, também é apresentado um rápido romance entre Serena e seu professor Colin, o que, hoje em dia, seria visto com maus olhos pelo público.

Na realidade, muitos dos casais dessa série eram extremamente tóxicos, mesmo os mais queridinhos como Dan e Serena, e Chuck e Blair. Dan enganou a todos enquanto se aproveitava da sua proximidade com o círculo de elite do Upper East Side para escrever um blog que trazia a público tudo o que acontecia na vida pessoal deles. Chuck foi sempre cheio de joguinhos, além do tratamento abusivo que ele dava às mulheres ao seu redor.

Blair e Serena também tinham seu lado sombrio, sendo extremamente egoístas e mesquinhas, muitas vezes manipulando pessoas ao seu redor para atingir seus objetivos. Dificilmente o fato de que Serena foi responsável pela morte de um garoto por overdose passaria batido atualmente, sem contar nas inúmeras transgressões que os adolescentes cometiam ao longo da série e que nunca traziam grandes consequências a eles.

Tudo isso leva a crer que o seriado talvez não tenha envelhecido muito bem, e muitos dos acontecimentos da série podem não fazer mais sentido hoje em dia, com um público muito mais consciente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!