O Fluminense passou longe de apresentar uma grande exibição no Maracanã, mas contou novamente com a estrela de Samuel Xavier para arrancar a classificação no fim da partida. Com um gol do lateral aos 40 do segundo tempo, o Tricolor Carioca abriu o caminho para bater o Argentinos Juniors por 2 a 0 e carimbar o avanço às quartas da Libertadores.
Primeiro clube garantido na próxima fase da competição, o Flu aguarda o confronto entre Olimpia e Flamengo, na quinta-feira, para conhecer seu adversário. O Rubro-Negro tem a vantagem conquistada na partida de ida.
Os primeiros minutos de bola rolando no Maracanã foram de pressão tricolor sobre os argentinos. O Flu tomou a iniciativa ofensiva e tentou evitar que o adversário se sentisse confortável na partida. No entanto, cometendo excessivos erros na transição, os cariocas apenas trocaram passes na faixa central do gramado.
Como um autêntico time argentino, os comandados de Gabriel Milito tiveram frieza para sofrer nos lances iniciais, mas cresceram logo em seguida.
Na primeira oportunidade, o Argentinos Juniors avançou a marcação e surpreendeu o Fluminense. André recebeu de Fábio na frente da área e errou o domínio. Villalba roubou a bola e, quando Gordou iria empurrar para as redes, o goleiro se recuperou e salvou a primeira.
Após o susto, o time carioca voltou a controlar a posse de bola, apesar da dificuldade para chegar próximo da meta adversária. As investidas mais agudas vieram somente na reta final do primeiro tempo. Aos 35, a defesa argentina se enrolou, o goleiro abandonou a área e Cano finalizou fraco, facilitando a recuperação da zaga.
O lance animou o Flu, que teve nova oportunidade no lance seguinte em cobrança de falta cobrada por Ganso. A iniciativa, no entanto, não foi suficiente para embalar uma pressão antes do intervalo. O último lance de perigo dos primeiros 45 minutos novamente ficou nos pés de Gondou, finalizando de fora da área e tirando tinta da trave de Fábio.
A conversa no vestiário funcionou para o Fluminense e o time voltou do intervalo com uma postura completamente diferente. Intenso e vertical, o Tricolor pressionou o Argentinos e quase arrancou o primeiro gol cedo. Aos cinco, Keno cruzou na área, a zaga não cortou e Acosta defendeu com dificuldades.
Para tirar novamente a velocidade da partida, os visitantes esfriaram o jogo cometendo faltas e valorizando a posse. Outra vez, o Flu caiu na armadilha e perdeu a intensidade, voltando a aumentar o erros de passes.
Os raros arremates do time de Fernando Diniz partiram através da bola aérea. Nino e Germán Cano venceram duelos por cima, mas erraram o alvo e não causaram problemas para Acosta.
Do outro lado, o Argentinos Juniors apostou somente nos contragolpes. A entrada Nuss na vaga de Gondou deixou a equipe mais veloz nas arrancadas. Aos 25, o atacante partiu em velocidade, invadiu a área, engatilhou o chute e André salvou na hora exata.
A tão esperada blitz tricolor enfim foi estabelecida na reta final do confronto. Quando a partida se encaminhava para as penalidades, o Flu emplacou uma sequência de lances e colocou o time argentino sob pressão.
Herói da primeira partida, Samuel Xavier, também novamente apareceu no momento em que o Tricolor Carioca mais precisava. Aos 40 minutos, a bola ficou viva dentro da área e o lateral acertou uma pancada, que ainda contou com o desvio do goleiro, mas parou no fundo das redes.
No modo desespero, o time de Gabriel Milito se jogou ao ataque e abriu o caminho para o Flu decretar a classificação. Nos acréscimos, John Kennedy disparou com liberdade e tocou na saída do goleiro para confirmar a classificação.
Fonte: Ogol
Comentários