Domingo, Novembro 24, 2024
spot_img
InícioESPORTESBongokuhle Hlongwan: O sul-africano que desafia a artilharia de Messi na Leagues...

Bongokuhle Hlongwan: O sul-africano que desafia a artilharia de Messi na Leagues Cup

spot_img

Messi é o grande protagonista da primeira edição da Leagues Cup, mas existe um jogador disposto a tomar o papel principal nesse roteiro. Bongokuhle Hlongwane, o sul-africano do Minnesota United que disputa gol a gol a artilharia da competição com o craque argentino.

Hlongwane, assim como Messi, ainda não passou em branco em nenhum dos quatro jogos que disputou na Leagues Cup. O atacante, de 23 anos, voltou a balançar as redes na noite de terça-feira (8), com um gol importante para o Minnesota contra o Toluca – os estadunidenses avançaram na disputa de pênaltis, em jogo marcado também por gol do goleiro brasileiro Tiago Volpi, que fez de pênalti, ainda no tempo regulamentar. Mas, quem é Bongokuhle Hlongwane?

Há duas temporadas no Minnesota United, Bongokuhle Hlongwane se transformou rapidamente de um desconhecido para promessa cobiçada na África do Sul. O atacante estreou como profissional com 18 anos, em jogo contra o clube mais tradicional clube do país, o Orlando Pirates. Um mês depois, Hlongwane já marcaria seu primero gol como profissional e em menos de três meses já estaria estreando pela seleção sul-africana principal.

“As pessoas não tinham a mínima ideia de quem eu era, apenas viram um jovem menino jogando contra o Pirates”, declarou Hlongwane, em entrevista para a imprensa local em 2019.

“Eu recebi muitas ligações depois da partida contra o Pirates e algumas foram de agentes que queriam me representar”, disse o jogador.

Na época, Hlongwane vivia a expectativa de representar a África do Sul no Mundial Sub-20, que foi disputado na Polônia. O atacante, porém, ficou fora da lista final do técnico Thabo Senong-

“Na minha cabeça, eu disse para mim mesmo que eu teria que trabalhar mais duro”, afirmou na época.

O caminho para o sucesso de Bongokuhle Hlongwane parecia bem traçado quando fez sua estreia pela seleção aos 19 anos. Mas a estrada não foi tão linear assim.

Junto do modesto Maritzburg, clube que o revelou, Hlongwane escapou do rebaixamento em sua primeira temporada por meio do sistema de play-off. No ano seguinte, mesmo sendo o promissor atacante da seleção sul-africana, o jogador demorou a se firmar: começou na reserva, oscilou bastante entre a titularidade e o banco e marcou somente dois gols em 15 jogos.

O ano que mudou de vez a carreira de Hlongwane foi 2021. Na temporada 2020/21, o atacante começou novamente como reserva e tinha cada vez menos espaço no Maritzburg até que o os gols voltaram a aparecer aos poucos em abril: foram três e duas assistências em 10 jogos, o que foi suficiente para voltar a ser lembrado pela seleção – aquela primeira havia sido também a única convocação até então. 

Em seu segundo jogo pela África do Sul, Hlongwane marcou seu primeiro gol e passou a se tornar figura carimbada em todas as convocações, como ainda se mantém. E foi aí, nesse meio tempo, que a Major League Soccer sorriu como uma oportunidade para o atacante. No dia 5 de janeiro de 2022 o Minnesota United anunciava sua contratação.

“Ele tem uma velocidade explosiva, mas também tenta jogar com construir jogadas com seus companheiros de ataque. Amamos seu talento ‘cru’, mas sua inteligência para o futebol é excepcional. Pergunte para qualquer defensor o que os assusta e quem são os jogadores mais difíceis para marcar e inevitavelmente será alguém com movimentos inteligentes e velocidade, e nós sentimos que ele tem ambas qualidades”, disse o inglês Adrian Heath, treinador do Minnesota.

Desde que chegou aos Estados Unidos, Hlongwane marcou 17 gols e distribuiu sete assistências em 61 jogos. Na Leagues Cup, o atacante vive de longe sua melhor fase na carreira, com sete gols em quatro jogos.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img