Tem golpe novo na área: criminosos agora estão enviando mensagens SMS falsas para roubar dados de contas bancárias e cartões de crédito das vítimas. A partir de vazamentos de informações de CPFs, eles se passam por bancos e lojas para coletar dados sensíveis.
A nova modalidade de golpe foi detectada por especialistas da Kaspersky. A vítima recebe uma mensagem SMS que parece legítima: vem de um número curto (conhecido como short-codes), como o usado para alertas de bancos e lojas, informando ou a realização de uma compra, ou um problema em pagamento, ou penhora de bens. Geralmente, o CPF da pessoa é destacado na mensagem, para dar alguma credibilidade ao SMS.
A mensagem é finalizada com um número de telefone 0800 e a indicação de que, em caso de dúvidas, o destinatário da mensagem deve entrar em contato com o número.
A ideia é simples: como a vítima não fez a compra em questão, ela vai desconfiar que algo está errado e, assim, entrará em contato com o número indicado. Do outro lado da linha, um dos criminosos passa a solicitar dados como agência bancária e número da conta, e diz que vai cancelar os cartões. Por fim, eles solicitam dados do cartão de crédito para supostamente dar continuidade ao cancelamento.
Os golpes se inovam diariamente e esse é um exemplo claro: o uso do CPF da vítima é para dar credibilidade à mensagem e fazê-la acreditar. Os números 0800 e short-code são canais usados exclusivamente por empresas como bancos, operadoras e grandes lojas, o que confirma como as fraudes estão refinadas e não podemos acreditar em tudo que recebemos. Precisamos criar o hábito de checar as informações antes de oferecer nossos dados.
Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina
Recebeu uma mensagem suspeita? Saiba o que fazer para não cair em golpe
A Kaspersky dá algumas dicas do que é possível ser feito para não cair no golpe. Ao receber uma mensagem suspeita, a primeira orientação é para não entrar em contato com o número exibido.
Em vez disso, a orientação é entrar em contato diretamente com a central de atendimento do seu banco: você pode encontrar impresso no cartão de crédito ou então dentro do aplicativo do seu celular.
É importante também evitar ao máximo passar esses dados por mensagens SMS, via WhatsApp ou por números suspeitos que entram em contato com você.
Fonte: Olhar Digital
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