Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Disney criou força-tarefa para cortar gastos usando IA — e está contratando

Disney criou força-tarefa para cortar gastos usando IA — e está contratando

Marvel Disney Star Wars

Em meio à greve dos roteiristas e atores de Hollywood, a Disney estaria criando uma força-tarefa dedicada exclusivamente a estudar inteligência artificial e como ela pode ser aplicada para cortar gastos na indústria do entretenimento. Além disso, a empresa estaria abrindo 11 vagas para profissionais especializados na tecnologia. Ambas as manifestações, que paralisaram e adiaram boa parte das produções de cinema e TV em desenvolvimento, têm como demanda em comum a regulação da IA no setor.

Força-tarefa de IA na Disney

Estrela com Hollywood escrito e roteiristas com placas de protesto ao fundo
Milhares de atores e roteiristas de cinema e televisão entram em greve em Hollywood contra os grandes estúdios (Imagem: Allstar)

IA no entretenimento

Segundo uma das fontes, que falou em condição de anonimato por causa da sensibilidade do assunto, empresas do setor de entretenimento devem achar formas de usar a IA ou correm o risco de ficarem para trás.

Para essa fonte, a IA pode ajudar a cortar gastos com a produção de filmes e séries de TV, por exemplo, em até US$ 300 milhões. Essa economia seria alcançada ao longo do tempo.

Já no setor dos parques temáticos, a IA poderia, por exemplo, melhorar a o suporte ao cliente ou dar ideias de novas formas de interação com o visitante. Uma iniciativa semelhante já foi criada: o Projeto Kiwi, que usou aprendizado de máquina no Baby Groot, um robô que imitava o personagem homônimo de Guardiões da Galáxia. De acordo com uma das fontes, a esperança é que, um dia, o brinquedo seja equipado com IA e interaja de forma independente.

invasão secreta
Cena da arbertura de Invasão Secreta, série do Disney+, foi feita utilizando IA (Imagem: Marvel Studios)

Contexto

Fonte: Olhar Digital

Comentários