O Google está trabalhando com a American Airlines para desenvolver rotas de voo mais sustentáveis a partir da redução de rastros químicos. Esse projeto conta com o Breakthrough Energy (fundo de investimento climático de Bill Gates) e pretende ajudar os pilotos a limitar o impacto de um voo no planeta.
Com imagens de satélite e inteligência artificial (IA), a nova tecnologia é capaz de analisar as regiões onde os rastros possivelmente vão se formar, direcionando as informações aos pilotos para poderem evitá-los e, como consequência, reduzindo o impacto ambiental.
Proposta da tecnologia
Como forma de impedir a formação dos rastros, o piloto pode direcionar a aeronave para onde há menos umidade com auxílio da nova tecnologia. Além disso, essa alteração não representa mudança no curso; os aviões podem manter o mesmo trajeto, mas com ajustes na altitude do voo.
“É como um grande mapa dizendo: ‘Olha, os aviões voando nesta altitude farão rastro de fumaça. Portanto, não vamos pilotar nenhum avião por lá’”, afirma Scott Geraedts, engenheiro de software do Google.
Fonte: Olhar Digital
Comentários