Mais imagens vazaram mostrando que a Apple realmente vai adotar o padrão USB-C no iPhone pela primeira vez e ele deve começar já no iPhone 15. O boato recente vem em duas postagens do Twitter com a porta de conexão nas mãos, separada do restante da placa interna do celular.

O que você deve saber:

Com a proximidade do lançamento do iPhone 15 e suas variantes Pro e Pro Max, mais rumores vazam e agora podemos ver como será a conexão via cabo destes aparelhos, que corroboram com outros boatos anteriores de fontes extremamente confiáveis como Mark Gurman da Bloomberg.

Sim, pela imagem vazada o iPhone 15 terá conexão USB-C e essa porta nova no lugar do conector Lightning será adoção de toda a família, não somente para um modelo mais avançado como o Pro e Pro Max. Com isso o celular da Apple seguirá a própria empresa que já utiliza esta porta mais popular no iPad de todos os modelos, do Mini ao Pro.

iPhone 15 terá USB-C por lei, não vontade da Apple

A mudança para a porta USB-C não é feita com base no amor pelo cliente que tem uma série de carregadores com este tipo de conexão, junto de acessórios, mas sim para respeitar uma recente lei da União Europeia. Aprovada no final do ano passado, a legislação obriga este tipo de conector em toda a indústria, não somente na empresa da maçã. A vigência da regra começa já no final de 2024.

De acordo com a resolução aprovada, celulares, tablets, câmeras digitais, fones de ouvido, videogames portáteis, teclados, mouses sem fio e notebooks precisam utilizar cabo USB-C se a energia trafegada nele for de até 100 watts. A lei deixa de lado dispositivos vestíveis como smartwatches justamente por serem pequenos demais para acomodar este conector.

O iPhone 15 e todas as variantes como Pro e Pro Max devem ser anunciados em setembro deste ano, provavelmente no dia 12 ou 13 do mês que vem. O lançamento deve chegar para os lojistas e clientes uma semana depois.