Na quarta-feira, 9 de agosto, o CEO da Meta Mark Zuckerberg anunciou uma série de novas funcionalidades para a plataforma Threads. Essas atualizações visam reter os usuários dessa rede social que, após um grande sucesso inicial em termos de downloads, agora parece estar perdendo força.

Em uma postagem no Threads, Zuckerberg revelou três novas atualizações para sua rede social mais jovem, que visa competir com o Twitter — agora chamado de X.

threads
Imagem: Reprodução/Threads

Entre as novas funcionalidades, destaca-se a capacidade de compartilhar uma postagem do Threads diretamente por meio das mensagens diretas do Instagram. Confira as novas funções do Threads em detalhe:

A Meta ainda anunciou mais duas novidades no Threads:

threads
Botão “Your likes” ou “Suas curtidas”, já está disponível no Threads. Imagem: Meta

Este não é o primeiro ajuste feito no Threads, que surgiu como um concorrente do Twitter (agora chamado de X) no início de julho.

Em 25 de julho, o Threads fez sua primeira alteração, introduzindo a opção de visualizar o conteúdo das contas que os usuários seguem em ordem cronológica, semelhante ao que acontece no Twitter.

Na semana passada, Zuckerberg anunciou que a plataforma em breve terá uma função de busca e estará acessível através da web, um pedido dos usuários desde a estreia do Threads.

Desde o lançamento do Threads, a equipe do Instagram está atenta ao feedback da comunidade e está trabalhando para oferecer rapidamente novos recursos para aprimorar a experiência dos usuários.

Meta em comunicado à imprensa

A competição com o Twitter

Uma das principais diferenças entre Threads e Twitter/X é que a rede da Meta ainda não possui mensagens diretas, tampouco permite o uso de hashtags ou etiquetas, o que significa que não há tópicos ou tendências em destaque.

Após um impressionante início, com 100 milhões de inscrições nos primeiros cinco dias de vida, a nova rede social da Meta, entretanto, viu uma queda significativa na participação, apenas um mês após seu lançamento.

O número de usuários diários ativos no Threads caiu 82% em um mês, de acordo com a Sensor Tower, com apenas 8 milhões de pessoas acessando a plataforma diariamente. Esses números contrastam fortemente com a média de 237 milhões de usuários diários do Twitter.

Além disso, o tempo que os usuários gastam na plataforma também diminuiu. Há um mês, os usuários abriam o Threads em média 14 vezes por dia e passavam cerca de 19 minutos navegando. Agora, eles abrem o aplicativo cerca de 2,6 vezes ao dia e gastam menos de três minutos diários na plataforma, conforme relatado pela Sensor Tower.