O Google começou a liberar uma ferramenta que é capaz de dedurar se alguém colocou um rastreador por perto, para seguir seus passos. A novidade abrange uma quantidade considerável de celulares Android disponíveis no mercado e funciona, ao menos neste momento, apenas com o AirTag da Apple.
O que você precisa saber:
Os rastreadores pequenos ficaram bastante populares com a chegada do AirTag da Apple, até com a Samsung entregando sua resposta com ajuda do SmartTag. Eles auxiliam na hora de saber onde foi parar a mala extraviada em uma viagem, ou mesmo a carteira e chave perdidos na própria casa.
O problema é que eles também são capazes ser informar onde uma pessoa está, em tempo real e ela pode nem saber que tem um espião dedurando essas informações e ele está escondido em algum lugar. Pois bem, a partir de agora o próprio Android vai te alertar se ele detectar um produto destes nas proximidades por algum tempo.
Android só rastreia o AirTag da Apple
Segundo o site Android Authority, por enquanto ele funciona apenas com o AirTag da Apple, mas este nem chega a ser um ponto negativo justamente pela falta de concorrência neste setor. O sistema tem duas formas para te alertar que existe um rastreador com você:
Uma notificação aparecerá no topo do celular, avisando a presença de um rastreador desconhecido com você e que outra pessoa pode saber sua localização exata. O Android então oferece algumas atitudes, como forçar o tracker a fazer barulho para você encontrá-lo e até ver um mapa dizendo por quanto tempo o usuário foi acompanhado sem saber.
A segunda é manual, com um menu novo que começou a aparecer nesta semana dentro de Ajustes > Segurança e emergência. Lá o Android consegue fazer uma varredura forçada sem a necessidade de você ser alertado sobre a presença de um rastreador.
Se o usuário toca na notificação, o Android explica como é possível identificar o número do celular do dono do rastreador e até como desligar manualmente o dispositivo. Assim ele para de funcionar definitivamente, geralmente envolvendo a remoção da pequena bateria.
O alerta de rastreador funciona em todo celular ou tablet com ao menos o Android 6 instalado, isso significa que ele é compatível com todos os modelos lançado a partir de 2016, sete anos atrás. Basta manter os aplicativos atualizados pela Play Store, pois o sistema utiliza updates enviados para o Play Services para liberar a ferramenta e ele vem por lá.
Fonte: Olhar Digital
Comentários