O setor rodoviário elétrico está em alta e, com novos incentivos às tecnologias limpas no mundo inteiro, as frotas de caminhões também terão de se adaptar à eletrificação. A Motiv Power Systems, veterana na indústria automotiva, já está pronta para isso: o Argo, o novo caminhão elétrico de tamanho médio, estará pronto para ser comercializado no ano que vem – e ele é mais estiloso do que estamos acostumados.
Caminhão elétrico Argo
Mais especificações do novo caminhão
Segundo o site, o Argo será construído na plataforma de próxima geração da empresa, que conta com bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP), mais baratas e duradouras que outros modelos.
De acordo com a Motiv, o Argo terá alcance de 240 km usando a bateria básica de 158 kWh. Uma versão mais avançada terá 237 kWh, com alcance de cerca de 320 km.
A empresa revelou que o modelo usará sistema de carregamento de 400 volts, metade do que os concorrentes do setor usam (800 volts).
Contexto
A alta na eletrificação de veículos vem em meio a incentivos em prol de modelos de zero emissão.
Na Califórnia (Estados Unidos), uma regra específica para frotas comerciais (o setor em que a Motiv atua) estabeleceu que, até o final de 2024, cerca de 20 mil caminhões elétricos deverão ser implementados. Ou seja, o Argo chegará bem a tempo.
Fonte: Olhar Digital
Comentários