O setor rodoviário elétrico está em alta e, com novos incentivos às tecnologias limpas no mundo inteiro, as frotas de caminhões também terão de se adaptar à eletrificação. A Motiv Power Systems, veterana na indústria automotiva, já está pronta para isso: o Argo, o novo caminhão elétrico de tamanho médio, estará pronto para ser comercializado no ano que vem – e ele é mais estiloso do que estamos acostumados.

Caminhão elétrico Argo

Caminhão elétrico Argo promete se adaptar às necessidades dos usuários (Imagem: Divulgação/Motiv)

Mais especificações do novo caminhão

Segundo o site, o Argo será construído na plataforma de próxima geração da empresa, que conta com bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP), mais baratas e duradouras que outros modelos.

De acordo com a Motiv, o Argo terá alcance de 240 km usando a bateria básica de 158 kWh. Uma versão mais avançada terá 237 kWh, com alcance de cerca de 320 km.

A empresa revelou que o modelo usará sistema de carregamento de 400 volts, metade do que os concorrentes do setor usam (800 volts).

Argo chegará em 2024 (Imagem: Divulgação/Motiv)

Contexto

A alta na eletrificação de veículos vem em meio a incentivos em prol de modelos de zero emissão.

Na Califórnia (Estados Unidos), uma regra específica para frotas comerciais (o setor em que a Motiv atua) estabeleceu que, até o final de 2024, cerca de 20 mil caminhões elétricos deverão ser implementados. Ou seja, o Argo chegará bem a tempo.