A Motorola anunciou nesta semana que seu primeiro (e até agora único) celular corporativo pode rodar o Windows. A novidade utiliza o smartphone ThinkPhone como porta de conexão para quando ele estiver plugado em um monitor, abrir a versão em nuvem do Windows 365, que inclui o Windows 11 completo.

O que você precisa saber:

O Windows 365 é um nome novo e foi liberado no Brasil no segundo semestre de 2021, focado em público corporativo e não eu ou você, simples usuários. Ele é a virtualização do Windows 11 para poder rodar o sistema operacional direto da nuvem. É este tipo de acesso que o ThinkPhone da Motorola passa a entregar ao cliente.

A ideia é conectar o celular em um monitor, parear teclado e mouse via Bluetooth e você tem uma espécie de computador completo, sem as restrições do modo DeX da Samsung por utilizar o Android logo abaixo. A única diferença entre ambos é que o Windows 365 não é gratuito.

Celular corporativo da Motorola também vira rádio

ThinkPhone recebe suporte ao Teams Walkie Talkie (Imagem: divulgação/Lenovo)
ThinkPhone recebe suporte ao Teams Walkie Talkie (Imagem: divulgação/Lenovo)

Junto do Windows 365, o ThinkPhone também recebeu um recurso do Teams chamado Walkie Talkie e ele faz exatamente o que você pensou: permite a comunicação entre usuários nos moldes de um antigo Nextel, no estilo PTT (push-to-talk).

A voz neste Walkie Talkie vai para um canal aberto do Teams e que pode ser acessado por outros funcionários da empresa. O que diferencia este recurso de uma ligação é que a voz é enviada para todos de uma equipe ao mesmo tempo, sem a necessidade de escolher antes para quem vai a mensagem.

Outra vantagem está na capacidade de conversar com o canal do Teams mesmo com o celular bloqueado no bolso. No caso do ThinkPhone, existe um botão lateral que pode servir de atalho para iniciar a comunicação neste cenário.