O Dia Mundial da Superdotação é comemorado nesta quinta-feira (10). Trata-se de um desenvolvimento intelectual acima da média. No mundo inteiro, são mais de 150 mil pessoas superdotadas em mais de 100 países e, no Brasil, 2,7 mil. Nacionalmente, São Paulo lidera o ranking de estados com maior número de pessoas superinteligentes.

Os dados são da Associação Mensa Brasil, entidade que reúne e realiza levantamentos sobre pessoas com altas capacidades intelectuais.

Superdotação

Segundo a Associação Mensa Brasil, em termos gerais, a superdotação define pessoas com capacidade intelectual acima da média do restante da população.

Entre algumas das características da condição em crianças, listadas na Cartilha Saberes e Práticas da Inclusão, organizada pela Secretaria da Educação Especial do Ministério da Educação, de 2006, estão:

Associação Mensa reúne pessoas superdotadas no Brasil (Imagem: Olhar Digital/Reprodução de tela/Associação Mensa Brasil)

Pessoas superdotadas no Brasil

Ainda segundo a Mensa, apenas no território nacional, foram identificadas mais de 2,7 mil pessoas superinteligentes. Outras 150 mil estão espalhadas em mais de 100 países.

Dessas, 10% tem entre 13 e 18 anos; 70% tem entre 19 e 36 anos; 10% tem entre 37 e 45 anos; e 5% tem mais de 45 anos. De acordo com o g1, entre os estados, São Paulo lidera, seguido do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Veja o ranking completo de pessoas superdotadas em cada estado: