Em dias quentes, nossos pés podem suar dentro dos calçados. No frio, parecem congelar. A palmilha Climfeet, da empresa francesa Solecooler, pode ajudar em ambos os casos. Isso porque o acessório é termodinâmico, capaz tanto de resfriar quanto aquecer os pés de quem a usa.

Para quem tem pressa:

A palmilha, que custa 79 euros (aproximadamente R$ 425 em conversão direta), pode aquecer seus pés em até 4 graus Celsius e resfriá-los em 3,5 graus Celsius, segundo o site da empresa. E, apesar de ser high-tech, o acessório não precisa de eletricidade.

Montagem de pessoas caminhando em dias quentes e frios usando calçados com palmilha Climfeet
(Imagem: Divulgação/Solecooler)

Para funcionar, basta o usuário escolher um lado da palmilha (um refresca, outro esquenta), colocar no calçado e andar – ou correr.

Como as palmilhas funcionam

Montagem com infográfico de como a palmilha Climfeet funciona e foto de pessoa usando tênis e caminhando na neve
(Imagem: Divulgação/Solecooler)

O acessório tem três camadas. As duas externas são feitas de silicone e revestidas com uma fina folha de cobre para melhor condutividade térmica. A camada do meio consiste em pequenos bicos (isso vai fazer sentido em breve).

As palmilhas vêm com dois lados distintos: o lado de resfriamento (azul) parece plástico bolha e tem 260 hemisférios macios cheios de ar. O lado de aquecimento (marrom) se assemelha a um wafer de favo de mel, com 260 hexágonos tridimensionais que são bastante rígidos e não podem ser comprimidos.

Assista abaixo a um vídeo demonstrativo das palmilhas publicado pela empresa:

Os hemisférios e os hexágonos estão ligados por minúsculos bicos que ajudam a mover o ar de um lado para o outro, conforme explicou Romain Deixonne, CMO da Solecooler. Agora fez sentido, né?

Ao pisar na sola, o ar dos hemisférios azuis é comprimido nos hexágonos marrons, criando um efeito de aquecimento localizado. Quando você levanta o pé da palmilha, o ar se expande de volta para os hemisférios, criando um efeito de resfriamento.

Assim, os usuários só sentem o efeito correspondente ao lado que está em contato com os pés.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!