O governo Biden anunciou parceria com quatro big techs para patrocinar novo sistema de segurança focado na proteção da infraestrutura dos Estados Unidos. O projeto desenvolverá mecanismos para identificar e corrigir vulnerabilidades de software.

Anunciado durante a conferência Black Hat USA na última quarta-feira (9), o programa “AI Cyber ​​Challenge” será destinado a conectar especialistas com modelos de IA, que serão produzidos pelas empresas Anthropic, Google, Microsoft e OpenAI.

Desenvolvimento do programa

Conforme descrito peloThe Verge, o projeto conta com premiação no valor de US$ 20 milhões (R$ 97,8 milhões) para os melhores sistemas que possam ser usados a favor da infraestrutura dos EUA e é promovido pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) – agência governamental criada por militares e pesquisadores estadunidenses.

“Em mundo cada vez mais interconectado, o software sustenta tudo, desde serviços públicos até nossos sistemas financeiros”, afirma Perri Adams, gerente de programa da DARPA, em entrevista.

Os defensores cibernéticos têm a tarefa de proteger assustador labirinto de tecnologia e, hoje, não possuem as ferramentas capazes de oferecer segurança nessa escala. 

Perri Adams, gerente de programa da DARPA

Etapas de seleção

Os vencedores serão convidados a abrir os códigos de seus sistemas para que “possam ser usados ​​por todos, desde desenvolvedores voluntários e de código aberto a comerciais e indústria”.

Em maio desse ano, as empresas Google, Microsoft, Nvidia, OpenAI e Meta entraram em acordo e abriram seus respectivos códigos de linguagem para avaliação pública “por milhares de parceiros da comunidade e especialistas em IA” na Def Con deste ano, começando no final desta semana.