Gigantes da China estão correndo para adquirir chips de alto desempenho da Nvidia, muito usados na construção de sistemas de inteligência artificial generativa. Os pedidos já são na ordem de US$ 5 bilhões (R$ 24,5 bilhões na cotação atual).

As informações foram divulgadas pelo Financial Times. A Nvidia, líder de mercado no fornecimento de processadores de alto desempenho para IA, não divulgou muitos detalhes sobre a negociação. Um porta-voz disse que “empresas de internet e provedores de nuvem investem bilhões de dólares em componentes todos os anos, muitas vezes fazendo pedidos com meses de antecedência”.

Restrição para exportação de chips

As autoridades americanas querem que a Nvidia pare de exportar seus principais chips de computação para a China para trabalhos relacionados à IA, incluindo o A800.

Vale lembrar que o governo Biden determinou em outubro passado novas regras contra a indústria chinesa de semicondutores, enquanto bilhões em incentivo serão aplicados na indústria americana. 

O chefe financeiro da Nvidia chegou a afirmar em junho que as restrições às exportações de chips de IA para a China “resultariam em uma perda permanente de oportunidades para a indústria dos EUA”.

A notícia também chega após o presidente Biden assinar nesta quarta (9) outra ordem executiva que proíbe certos investimentos dos EUA em tecnologia sensível na China.

Nvidia lança novo super chip para IA

Saiba mais sobre a novidade aqui.