A Apple está deixando os pais na mão. A empresa havia implementado alguns recursos de controle parental, como a limitação do tempo de tela para crianças, já em 2018. No entanto, alguns usuários notaram que uma falha no software da Apple tem resetado essas limitações definidas pelos pais sem que eles saibam ou sejam notificados.

Apesar dos mais jovens provavelmente terem gostado disso, os responsáveis estão pressionando a companhia por uma resolução.

Falha no controle parental

Pais e filho sentados mexendo em celulares
Obviamente, pais não ficaram contentes com a Apple (mas talvez os filhos sim) (imagem: fizkes/Shutterstock)

Pais não gostaram disso

A Apple implementou os recursos de controle parental para facilitar a vida dos pais: com eles, os responsáveis não precisariam baixar outros apps para limitar o tempo de uso, nem apelar a técnicas mais radicais (como desligar o roteador depois das 22h). Isso realmente funcionava, até o bug ser descoberto.

De acordo com um dos pais que falou ao WSJ, a reversão das restrições causada pela falha não foi notada imediatamente. Afinal, é claro que as crianças não reclamariam de poder usar o celular por mais tempo.

Obviamente, o ocorrido não agradou outros pais. Mais de 2.300 pessoas relataram o mesmo problema em uma página de discussão da Apple.

apple
Apple já reconheceu o erro, mas ainda não o corrigiu (Imagem: Tada Images / Shutterstock.com)

O que a Apple disse sobre a falha

Um porta-voz da Apple admitiu a falha e afirmou que a empresa está trabalhando em atualizações para melhorar isso.

Estamos cientes de que alguns usuários podem estar enfrentando um problema em que as configurações de tempo de tela são redefinidas inesperadamente. Levamos esses relatórios muito a sério e estamos, e continuaremos, fazendo atualizações para melhorar a situação.

Porta-voz da Apple

A Apple já havia reconhecido a falha anteriormente e alegou tê-la corrigido na atualização iOS 16.5, de maio. No entanto, de acordo com o WSJ, que tem acesso à versão beta do novo iOS 17, o problema persiste.