O TikTok está adicionando uma nova forma para criadores divulgarem se suas postagens foram criadas por inteligência artificial, evitando que esses conteúdos sejam removidos da rede social.
Conforme relatou o The Verge, o consultor de mídia social do TikTok, Matt Navarra, publicou uma nova opção que permite marcar se o conteúdo publicado é gerado por IA.
“TikTok agora permite que você adicione rótulos de conteúdo gerados por IA aos seus vídeos. E avisa que você deve divulgar conteúdo gerado por IA. Ou arrisque ter seu conteúdo removido”, escreveu o consultor.
Matt Navarra também compartilhou um vídeo do novo recurso sendo usado com o The Verge. Ao virar o votão a rede social mostrou um novo pop-up que ressalta a importância de rotular o conteúdo gerado por IA que mostra “cenas realistas” e indica que, caso não identificado como sintético, o conteúdo pode ser removido.
Política do TikTok obriga identificação de conteúdo gerado por IA
A adição da opção reforça a política da rede social publicada em março, exigindo que os usuários informem na legenda do vídeo ou utilizem um adesivo sinalizando que o conteúdo foi gerado por deepfake ou demais IAs.
Apreciamos a criatividade que a nova inteligência artificial (IA) e outras tecnologias digitais podem trazer. No entanto, a IA pode dificultar a distinção entre fato e ficção, acarretando riscos sociais e individuais.
Mídias manipuladas ou sintéticas que mostrem cenas realistas devem apresentar informação clara sobre a natureza do conteúdo. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio do uso de hashtags ou legenda, como “sintético”, “falso”, “irreal” ou “alterado”.
Política do TikTok sobre mídia manipulada ou sintética.
Fonte: Olhar Digital
Comentários