O Gol GTi chegou em 1989 e marcou a indústria automotiva como o primeiro carro nacional equipado com injeção eletrônica. A trajetória da versão mais esportiva e desejada do hatch popular da Volkswagen começou alguns anos antes com o Gol GT 1.8 de 99 cavalos, lançado em 1984.
Em 1987, o Gol GTS foi lançado com pouco mais de 100 cavalos embaixo do capô. O modelo foi considerado o carro nacional mais veloz da época, com 0 a 100 km/h em menos de 11 segundos.
Dois anos mais tarde, veio enfim o primeiro Gol GTi. Sem carburador e com injeção eletrônica.
Como era o primeiro Gol GTi
O visual do carro era marcante: carroceria em “Azul Mônaco” metálico, para-choques e detalhes laterais em prata, lanternas fumês e aerofólio traseiro.


Preço do Gol GTi 1989
Primeira geração durou até 1994
GTI na era dos carros elétricos
Falando em GTI, vale lembrar que a marca emblemática da VW ganhou uma pitada de eletricidade em 2023. Um novo logotipo que troca o ‘I’ por um raio foi registrado pela montadora no Escritório Alemão de Patentes e Marcas Registradas (DPMA), confirmando que a linha continuará viva mesmo nos carros elétricos.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários