O Gol GTi chegou em 1989 e marcou a indústria automotiva como o primeiro carro nacional equipado com injeção eletrônica. A trajetória da versão mais esportiva e desejada do hatch popular da Volkswagen começou alguns anos antes com o Gol GT 1.8 de 99 cavalos, lançado em 1984.

Em 1987, o Gol GTS foi lançado com pouco mais de 100 cavalos embaixo do capô. O modelo foi considerado o carro nacional mais veloz da época, com 0 a 100 km/h em menos de 11 segundos.

Dois anos mais tarde, veio enfim o primeiro Gol GTi. Sem carburador e com injeção eletrônica.

Como era o primeiro Gol GTi

O visual do carro era marcante: carroceria em “Azul Mônaco” metálico, para-choques e detalhes laterais em prata, lanternas fumês e aerofólio traseiro.

O Gol GTi 1989 tinha freios a disco dianteiros ventilados, câmbio de 5 marchas e tração dianteira.. Imagem: Divulgação/Volkswagen
Outro item exclusivo do Gol GTi ficava no interior: os bancos esportivos Recaro. Imagem: Reprodução/Christian Castanho/Quatro Rodas

Preço do Gol GTi 1989

Primeira geração durou até 1994

GTI na era dos carros elétricos

Falando em GTI, vale lembrar que a marca emblemática da VW ganhou uma pitada de eletricidade em 2023. Um novo logotipo que troca o ‘I’ por um raio foi registrado pela montadora no Escritório Alemão de Patentes e Marcas Registradas (DPMA), confirmando que a linha continuará viva mesmo nos carros elétricos.

VW ID 2all
O Golf totalmente elétrico pode ser o primeiro a vir com o novo emblema GTI. Imagem: Reproduçao/CarBuzz

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!