Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Liga Saudita no ‘mapa da bola’: veja de onde vieram os principais reforços

11/08/2023 às 08:09
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Depois da China e dos Estados Unidos, a Arábia Saudita é o novo destino migratório no mundo da bola. Somente nesta janela de transferências, desembarcaram no país jogadores de seleção como  N’Golo Kanté, Roberto Firmino, Karim Benzema, Marcelo Brozovic e Sadio Mané.

Isso só foi possível graças ao aporte financeiro do Public Investment Fund (PIF), o fundo de investimento do governo saudita que assumiu oficialmente o controle dos quatro maiores clubes do país: Al Nassr, Al Ahli, Al Ittihad e Al Hilal.

Por conta disso, a equipe oGol decidiu mapear a onda de contratações dos árabes na primeira divisão. Reforços nas divisões inferiores, como no caso do argentino Luciano Vietto, não entram nessa conta. 

Vamos destacar as negociações que envolveram as cinco principais ligas europeias, bem como o Campeonato Russo e o Brasileirão. O nosso país é o maior exportador para a Liga Árabe, com 26 atletas em um universo de mais de 100 jogadores estrangeiros.

Nessa janela, no entanto, os olhares do mundo árabe estavam em diversos mercados. A contratação mais cara foi justamente de um atleta tupiniquim. Malcom, ex-Zenit, chegou ao Al-Hilal pela bagatela de 60 milhões de euros.

Confira a lista

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias