Os plásticos são produzidos em massa há menos de um século, no entanto, as consequências do seu uso já podem ser sentidas de forma bem intensa. Microplásticos já foram encontrados em diversos lugares, desde o gelo da Antártica à neve do Ártico, e agora pesquisadores também encontraram eles no coração humano.
O microplástico foi encontrado durante um estudo publicado recentemente no Environmental Science & Technology, onde foram coletadas amostras do tecido cardíaco de pacientes que passaram por cirurgias no coração, e amostras de sangue antes e depois da operação.
A pesquisa foi conduzida por pesquisadores do Hospital Anzhen de Pequim, na China e contou com a participação de 15 pacientes. A partir de diferentes técnicas de imagem, foi encontrado microplástico em quase todas as amostras coletadas.
Diferentes tipos de microplástico
Os cientistas apontam que alguns dos microplásticos encontrados foram introduzidos durantes os procedimentos cirúrgicos, mas alguns já estavam lá antes mesmo. Todas as amostras de sangue continham os mais diversos tipos de plástico e nas de tecido, foram encontradas nove tipos diferentes em cinco tipos de tecido cardíaco, que incluíam:
A detecção de microplásticos in vivo é alarmante, e mais estudos são necessários para investigar como eles entram nos tecidos cardíacos e os efeitos potenciais deles no prognóstico de longo prazo após cirurgia cardíaca
Trecho da pesquisa
Há evidências da presença de microplásticos em outros órgãos e tecidos do corpo, e até mesmo em fezes e na placenta. Os prejuízos da presença dele no corpo humano não são bem compreendidos, e nem mesmo totalmente aceito, mas evidências já apontam que pode ser prejudicial.
Fonte: Olhar Digital
Comentários