Embora seja o dinossauro mais conhecido em todo o mundo, o Tiranossauro rex não era – nem de longe – o maior entre esses monstros pré-históricos. Na verdade, com 12 metros de comprimento, essa temida criatura jurássica nem mesmo foi o maior carnívoro.
Enquanto o título de maior dinossauro da história pertence ao Patagotitan mayorum (o “Titã da Patagônia), que teria 36 metros, no topo do ranking dos maiores dinossauros carnívoros está o espinossauro da pedra branca (de nome científico ainda não definido), que poderia chegar a 15 metros.
Como era o maior dinossauro carnívoro da história
Esse tipo de espinossauro (gênero Spinosaurus; cujo nome significa Lagarto Espinho) foi descoberto no ano passado na Ilha de Wright, no sul da Inglaterra. Pesquisadores encontraram alguns ossos que, após análises, revelaram ser de uma criatura com quase 15 metros que viveu há cerca de 125 milhões de anos.
Por não conseguirem encaixá-lo nos padrões de nenhum espinossauro catalogado, os cientistas acreditam se tratar de uma espécie até então desconhecida desse terópode, a quem denominaram espinossauro da pedra branca, em alusão ao local onde os fósseis foram encontrados.
“O tamanho do espécime é impressionante. É um dos maiores – e, possivelmente, o maior – predador conhecido a caçar na Europa”, disse o paleontólogo Chris Barker, chefe do estudo que descobriu a ossada.
Características do espinossauro da pedra branca:
Maiores predadores em cada continente
Cada tipo de dinossauro habitava uma área do globo, exatamente como hoje em dia acontece com a raça humana – grupos diferem-se uns dos outros de acordo com a parte em que vivem no planeta.
Sendo assim, o espinossauro era o maioral na África. Na América do Norte, no entanto, isso era mesmo com o famoso T. rex. Já na América do Sul, quem estava no topo da cadeia alimentar era o gigantossauro. E, até o ano passado, o torvossauro era o dono da coroa na Europa – antes da descoberta do espinossauro da pedra branca.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte: Olhar Digital
Comentários