A Waymo, do Google, e a Cruise, da GM, conseguiram o sinal verde de reguladores da Califórnia para poder cobrar tarifas por caronas em carros autônomos a qualquer hora ou dia da semana em São Francisco.

A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC) votou 3 a 1 a favor de permitir que as empresas expandam seus serviços de veículos sem motorista após avaliar requisitos de licenciamento e ouvir testemunhos públicos a favor e contra a expansão dos serviços.

O que muda

A Waymo disse que vai “começar a cobrar tarifas por viagens exclusivas” nas próximas semanas. A empresa diz que continuará expandindo os passeios em robotáxis sem pressa “para garantir que os passageiros recebam um serviço confiável” e continuará colaborando com os reguladores para alcançar seu compromisso de oferecer “opções de transporte mais seguras, limpas e acessíveis”.

Segundo as informações do The San Francisco Standard, a presidente da CPUC, Alice Reynolds, e os comissários Darcie Houck e John Reynolds votaram a favor da expansão dos serviços. A comissária Genevieve Shiroma votou contra, argumentando que a comissão não tinha informações suficientes para avaliar o impacto da decisão de expandir o uso de veículos autônomos na cidade. 

No fim, a decisão foi o último obstáculo para as empresas oferecerem viagens pagas 24 horas por dia, 7 dias por semana e em toda a cidade usando os robotáxis. Mesmo com preocupações de parte do público sobre a segurança dos veículos autônomos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!