Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Antibiótico antigo será usado em pílula de prevenção de ISTs

Antibiótico antigo será usado em pílula de prevenção de ISTs

Um medicamento antigo dos Estados Unidos deverá integrar nova fórmula destinada à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O DoxyPEP, ou doxiciclina como profilaxia pós-exposição, tem potencial para reduzir significativamente o risco de clamídia, gonorreia e sífilis.

As orientações do composto estão sendo desenvolvidas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que avaliará a necessidade de conter as altas taxas recordes de DSTs – que afetam milhões de americanos, contra o risco de originar mais cepas resistentes a antibióticos, aponta o Medical Xpress.

“Inovação e criatividade são importantes na saúde pública, e mais ferramentas são necessárias desesperadamente”, diz Jonathan Mermin, membro do CDC.

Contaminação por ISTs

“O que descobrimos foi que houve redução de cerca de dois terços nas Infecções Sexualmente Transmissíveis a cada três meses”, disse, à AFP, Annie Luetkemeyer, que co-liderou estudo nos Estados Unidos.

A pesquisa envolveu 500 voluntários entre São Francisco e Seattle e teve como público-alvo homens que se relacionavam sexualmente com outros homens ou com mulheres transgênero.

Como resultado, a eficácia foi maior para clamídia e sífilis, cujos índices foram reduzidos em 80%, enquanto para gonorreia foi de cerca de 55%. E, em todos os casos, com poucos efeitos colaterais.

Fonte: Olhar Digital

Comentários