A internet faz parte de nossas vidas em muitas formas. Usamos ela para falar com os amigos e familiares, para estudar, trabalhar, comprar e até para nos divertir. Agora, imagine em um caso hipotético, onde ela chegasse ao seu fim definitivo? Como a humanidade reagiria? São esses questionamentos sobre o possível fim da Internet que responderemos neste artigo, mostrando também como o mundo atual é completamente dependente da conectividade.
A internet no nosso dia a dia
Estar conectado se tornou algo muito comum na sociedade. Compartilhamos informações e ideias o tempo todo. Pela internet, podemos acessar de forma rápida uma abundante de conhecimentos e recursos. A Internet, é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para melhorar nossas vidas de muitas maneiras.
Aqui estão alguns exemplos de como a internet está presente em nossas vidas:
O que aconteceriam com a humanidade, caso ficássemos sem a Internet
Se a internet acabar, o que acontecerá, segundo os especialistas?
Conforme a pesquisadora Esther Paniagua, em entrevista para a BBC News, afirmou que:
Transformamos tudo em um computador – desde as infraestruturas críticas dos hospitais até as administrações públicas, universidades, empresas, nossos corpos, nossas roupas, nossos eletrodomésticos e a eletricidade.
Por isso, se a internet caísse, tudo deixaria de funcionar e seria produzido um efeito em cascata, um efeito dominó, porque afetaria até mesmo os serviços que não estão conectados à rede.
Segundo a professora de ciência da computação da Universidade da Califórnia em Irvine, Sangeetha Abdu Jyothi, cujo artigo “Solar Superstorms: Planning for an Internet Apocalypse” (Supertempestades solares: planejando-se para um apocalipse da Internet, em tradução livre) disse em entrevista ao The Washington Post disse que:
Nunca vivenciamos um desses casos extremos e não sabemos como nossa infraestrutura responderia a isso. Nossos testes de falha sequer incluem tais cenários.
Sangeetha ressalta, que uma tempestade solar intensa possui chances de afetar grandes infraestruturas, como os cabos submarinos de comunicação, o que poderia interromper a conectividade. A professora frisou também que o hemisfério norte está entre as regiões mais vulneráveis em relação às tempestades solares, e justamente nessa região é que se concentra grande parte da infraestrutura da Internet.
Isso não é considerado, de modo algum, no uso de nossa infraestrutura hoje
Caso a terra sofra num futuro distante uma pane causada por uma tempestade solar, a duração prolongada das falhas e consecutiva interrupção da internet, pode se estender por meses. Os sistemas danificados levariam mais tempo que o convencional para serem reparados e voltarem a funcionar.
Além disso, de acordo com informações divulgadas pela NetBlocks, uma entidade que monitora a internet, o impacto econômico de apenas um dia sem internet nos EUA é estimado em mais de US$ 11 bilhões.
Fonte: Olhar Digital
Comentários