Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESAusência de veto ao petróleo e falta de metas concretas são decepções...

Ausência de veto ao petróleo e falta de metas concretas são decepções da Cúpula da Amazônia

spot_img

Cúpula da Amazônia destaca cooperação regional em prol do desenvolvimento sustentável

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu a Cúpula da Amazônia em Belém nos dias 8 e 9 de agosto, reunindo representantes dos oito países da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica): Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela. O encontro antecipa discussões que acontecerão na COP-30, reunião máxima da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, prevista para 2025 em Belém.

A revitalização da OTCA é um dos principais objetivos da Cúpula, já que a última reunião desse tipo aconteceu em 2009. A assessora internacional do Instituto Clima e Sociedade (ICS), Cintya Feitosa, destaca que o evento visou criar uma agenda conjunta de desenvolvimento para a região, abordando desmatamento, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia.

A Declaração de Belém, produto da Cúpula, abrange diversos desafios da região, incluindo desenvolvimento sustentável, saúde, exploração ilegal de recursos, proteção dos povos indígenas e proteção do bioma. Com mais de 100 parágrafos, a declaração estabelece metas para combate ao desmatamento, ordenamento territorial e transição para modelos sustentáveis.

No entanto, a ausência de metas e prazos concretos para zerar o desmatamento gerou críticas. Além disso, o documento não abordou a exploração de petróleo na região, o que causou divergências. O presidente colombiano, Gustavo Petro, criticou a falta de ações para descarbonização. A assessora do ICS, Cintya Feitosa, lamenta a ausência desse tema e destaca a necessidade de ações concretas.

Apesar das lacunas na Declaração de Belém, os especialistas veem o documento como um passo importante para fortalecer a região e suas negociações internacionais. A declaração será apresentada na Assembleia Geral das Nações Unidas e na COP-28.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img