Ex-alunos recordam momentos marcantes em encontro para celebrar 50 anos do Reis Veloso
Anuncie Aqui
Ex-alunos recordam momentos marcantes em encontro para celebrar 50 anos do Reis Veloso
Quantas histórias cabem em uma escola? Certamente muitas, ainda mais quando se completa 50 anos. E para relembrar vários desses momentos, neste sábado (12), alunos, ex-alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Ministro João Paulo Dos Reis Veloso se reuniram para comemorar.
Inclusive para a realização da programação especial, toda a comunidade escolar e ex-alunos se empenharam na venda de uma rifa para ajudar com as despesas. O momento contou com apresentações de alunos, professores e entregas de homenagens para personalidades.
Para o atual diretor e professor da unidade de ensino, José Carlos Severino de Souza, o cinquentenário “é um marco histórico, é uma escola muito importante para a história da cidade de Dourados, que formou muitas pessoas de destaque na sociedade douradense”, enfatizou.
E as novas tecnologias propiciam que, mesmo depois de tanto tempo, ex-alunos mantenham proximidade, quase sempre para recordar o passado. Inclusive, há um grupo de WhatsApp com quase 100 pessoas que passaram pelo Reis Veloso e mantêm contato até hoje.
João Carlos Torraca Brandão, 64, estudou no colégio de 1973 a 1982. Presidente do grêmio estudantil da escola, seguiu para a presidência da União Douradense de Estudantes, com forte apoio dos colegas “velosianos”. “O Reis Veloso tinha uma turma atuante, politizada”, afirma.
Sobre a época da escola, ele comenta existir muitas recordações. “Ir à escola era um evento. Nem tanto pelas aulas (e olha que tínhamos ótimos professores), mais pela resenha com a turma, na cantina, na quadra de esportes, matar aula para ir ao cinema (risos), enfim”.
“Vivemos os chamados anos dourados. Nossa turma sempre foi muita unida”, e os diversos encontros resultou até em casamento entre alunos. A união foi tão forte que o pessoal nunca perdeu o contato, tanto, que há cinco anos foi criado o grupo com os ex-alunos, de 1973 a 1985.
“Foi a partir desse grupo que aconteceu o primeiro (re) Encontro dos Ex-Alunos da Escola Reis Veloso. Foi um evento emocionante. Amigos que não se viam há pelo menos 40 anos… depois vieram outros encontros, todos, claro, com o tradicional flashback e muitas recordações”, comenta Torraca. 
Quem também passou pelo Reis Veloso, entre 1973 e 1977, foi Zeli Aparecida Aguero Sanches, 63.
Fã dos esportes, ela relembra dos jogos estudantis, quando praticava vôlei, handebol (goleira) e basquete (armadora). A ex-aluna afirma que, na época, o colégio era forte no esporte.
“O esporte em Dourados foi implantado nessa época pelo então professor Paulo Falcão (Paulinho), depois chegou o professor Kalú, Josephina e nosso queridão Amauri Tetila, que também participa conosco no grupo”, comenta Zeli.
Ela conta que o colégio tem muito da essência da sua família, da história, visto que a mãe, Zenaide R. Aguero, trabalhou por muitos anos na secretaria e, além dela, os outros dois irmãos também frequentaram a escola na época, Nany e Pedro Walter.
A ex-aluna comenta que, frequentemente, os participantes do grupo relembram das brincadeiras dançantes nas residências dos colegas, “inclusive na nossa casa, meu pai ficava sentado no portão para cuidar de tudo. Quem entrava e quem saía, os namoricos, quase inocentes, o primeiro beijo, enfim, as músicas de sucesso, etc”, comentou.
À reportagem do Dourados News, Zeli diz que voltar ao passado mexe muito com ela, “eu tinha 13 anos, hoje estou com 63, é emoção à flor da pele”.
Waner Rodrigues Aguero (Nany) também foi aluna do Reis Veloso, de 1973 a 1982. De lá, ela trouxe para vida o amor pela prática de esporte, “fiz amizades que cultivo até os dias atuais; e até hoje jogo vôlei, que é a minha grande paixão”.
Questionada sobre o segredo para manter a proximidade, mesmo depois de tanto tempo, ela diz que isso aconteceu pela construção de uma forte amizade, “é um tesouro, e se transformou num sentimento sólido, e quando isso acontece, o tempo não apaga”, finaliza Nely.
Referência na Educação Especial
O Reis Veloso continua inovando e transformando realidades, com a inclusão de uma sala para atender alunos especiais, especificamente para aqueles que terminaram o ensino médio, mas não ingressaram na faculdade, sendo a segunda do Estado com essa oportunidade.
Além disso, na próxima semana será implantado um núcleo para preparar os alunos especiais para o mercado de trabalho, sejam da escola ou de outras unidades. O curso terá duração de um ano e, posteriormente, os estudantes serão encaminhados para o mercado de trabalho.
Atualmente, cerca de trinta alunos especiais são atendidos na Escola.
IDEB
A Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso obteve a melhor nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2021, entre as unidades escolares da rede estadual em Dourados.
Conforme o resultado divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, a Escola douradense alcançou nota 5,3 nas séries finais do Ensino Fundamental.
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) considera a taxa de aprovação e o resultado da prova Brasil em português e matemática.
O diretor José Carlos aponta que isso é fruto de muito trabalho e para continuar neste caminho é preciso empenho conjunto, “mais difícil do que conseguir a primeira colocação é manter isso, então é outro desafio que nós temos”, afirmou.
*Foto galeria I: João Carlos Torraca Brandão, orador da turma da 8ª série;
*Foto galeria II: Brincadeira dançante na casa de colega;
*Foto galeria III: Zeli com as equipes de voleibol, handebol e basquete;
*Foto galeria IV: Troféu recebido pelas equipes esportistas;
*Foto galeria V: Nany, a primeira da segunda fila, da esquerda para a direita;
*Foto galeria VI: Nany como porta-bandeira no desfile de 7 de setembro.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários