Headsets de realidade virtual (RV) e coletes hápticos (aqueles que proporcionam sensações que você sentiria na vida real) são as principais ferramentas de imersão de um filme que mostra o movimento rave dos anos 1980 no Reino Unido. Em “In Pursuit of Repetitive Beats”, há um passeio multissensorial ao passado, acompanhando uma revolução musical (e social) que ocorreu há algumas décadas.
No enredo, está vida e histórias dos promotores, policiais e frequentadores de raves (além dos atritos entre todos que estavam inseridos naquela cena). Enquanto isso, a RV interativa multissensorial em escala de sala permite que os participantes sintam o que seria estar nos ambientes mais conturbados (a apreensão, a empolgação e a euforia que era o “Acid House”).
Sentindo a rave na pele
O premiado filme do diretor Darren Emerson se passa em Coventry, Reino Unido. Há cenas onde você se encontra no banco de trás de um carro ou no quarto de um amigo (cercado de pôsteres na parede). Em outras, você está em uma delegacia de polícia, disparando por uma rodovia – e, finalmente, dançando e esbarrando em corpos suados na pista de um clube (para depois, caminhar de ressaca enquanto o dia amanhece).
Os controles nas mãos também ajudam na imersão, com uma riqueza de detalhes renderizados em 360 graus. Muita coisa pode ser explorada, como se fosse em um videogame.
E dança.. há muita dança, muita rave no filme criado com alta tecnologia RV. Músicas que marcaram a época e faixas mais modernas são tocadas “no último”!
In Pursuit of Repetitive Beats é uma experiência de corpo inteiro de 35 minutos. Ele é exibido de forma programada em alguns lugares pelo mundo (este ano, ainda vai ter exibição em festivais de filmes na Austrália e na Suíça).
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários