A Apple e a Qualcomm ainda não lançaram e nem comentaram nada sobre seus próximos chips, mas um suposto benchmark mostra que o Snapdragon 8 Gen 3 ainda não consegue bater o desempenho máximo do iPhone. Se confirmado, o Apple A17 Bionic tem tudo para continuar o mais potente chip disponível para um celular no mundo.

O que você precisa saber:

Com a chegada iminente do iPhone 15 e o novo A17 Bionic, junto da Qualcomm já de evento marcado para lançar o Snapdragon 8 Gen 3, rumores aparecem pela internet alegando alguns detalhes de um lado ou outro do ringue. Desta vez temos uma tela de teste focado em desempenho na ferramenta Geekbench.

A imagem vazada detalha que o teste foi feito em um iPhone 15 Pro, o chip é listado como o Apple A17 Bionic, ele trabalha com seis núcleos e tem velocidade máxima marcada com 3.700 MHz – a velocidade dele bate com outros boatos. No Geekbench a CPU registrou 3.269 pontos para o trabalho feito com um só núcleo e 7.666 para quando todos são utilizados.

Snapdragon 8 Gen 3 estava em um Galaxy

O site Gizmochina compara este dado com outro rumor ventilado para o que será o Galaxy S24 e seu Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, que já deve ser a versão mais potente e competente do chip disponibilizada pela Qualcomm. Nele, o aparelho marcou 2.223 pontos para um núcleo e 6.661 para todos em uso no mesmo Geekbench.

Além de números empolgantes para uma imagem que diz ser do Geekbench, mas o leaker não oferece o link público que leva até este teste dentro da ferramenta, o A17 Bionc pode realmente ser mais competente por conta de outros rumores, garantindo para ele uma litografia de 3 nanômetros.

Este detalhe deixa os componentes do chip mais próximos e assim ele tende a conseguir desempenho consideravelmente maior que os concorrentes.

É preciso lembrar que um teste de benchmark serve apenas para deixar a guerra de fanboys mais acirrada, pois ele não retrata a real capacidade de um celular ser competente no cotidiano. É como comparar um carro com outro apenas pelos cavalos de força e não levar em consideração todo o restante, como torque, aceleração, capacidade dos freios e conforto do banco.