Após o início de temporada conturbado, o Corinthians vive, enfim, uma sequência positiva. A vitória de virada sobre o Coritiba, na última rodada, fez Vanderlei Luxemburgo alcançar a marca de 11 jogos de invencibilidade no comando do Timão e superar a melhor marca atingida por Vítor Pereira.
Com Luxa na área técnica, o Corinthians não perde desde a partida de ida das quartas da Copa do Brasil, quando o time foi derrotado por 1 a 0 pelo América Mineiro. A partir do último revés, o Alvinegro acumulou oito vitórias e três empates, somando as disputas do Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil.
A fase positiva supera a melhor sequência conquistada no período em que Vítor Pereira comandava o Corinthians. O treinador português também chegou aos 11 jogos sem perder, no entanto, com um retrospecto inferior de cinco vitórias e seis empates. No período, o Corinthians reviveu sua fase de “empatites” empilhando cinco resultados de igualdade consecutivos.
O bom momento vivido com Luxemburgo reflete no desempenho das competições disputadas. A sequência positiva no Brasileirão afastou o time paulista da zona de rebaixamento e abriu cinco pontos, com uma partida a menos, em relação ao Santos, primeiro clube no Z4. Na Sul-Americana, o Timão superou a eliminação precoce na Libertadores e engatou duas classificações, chegando às quartas para enfrentar o Estudiantes. Já na Copa do Brasil, os comandados de Luxa estão a um empate contra o São Paulo para chegar na decisão.
A reviravolta na temporada alvinegra contrasta com o início desastrado de Luxemburgo. Contratado após a passagem relâmpago de Cuca, o treinador amargurou uma seca de vitórias na sua chegada e demorou sete jogos para conhecer seu primeiro triunfo. Durante o jejum, Luxa teve seu trabalho questionado e o risco de rebaixamento ampliado com a aproximação do Z4.
Antes de iniciar a série positiva com o Timão, o treinador ainda viveu um período de altos e baixos, resgatando a confiança do grupo em um recorte de dez partidas, com quatro vitórias, um empate e cinco derrotas. Durante os dias turbulentos, Luxemburgo chegou a admitir abrir mão das copas para priorizar a fuga contra o segundo rebaixamento da história do clube.
O novo rumo na temporada ainda requer atenção à parte debaixo da tabela, mas permite ao time paulista sonhar com objetivos mais ousados na temporada. Com Luxa, o Corinthians superou também a maior sequência de vitórias desde 2021, com quatro triunfos consecutivos. Se o treinador conseguir manter o retrospecto invicto por mais uma partida, o Corinthians estará garantido em pelo menos uma decisão por título nesta temporada.
Fonte: Ogol
Comentários